(UNIT)
Na figura, a carga Q1= 0,5 milicoulomb está fixa no ponto A e tem massa igual a 3,0g. A carga Q2, de massa 1,5g, é abandonada no topo do plano inclinado, sem atrito, e permanece em equilíbrio. Desprezando-se as forças dissipativas e admitindo-se g = 10,0m/s² e K0 = 9,0.109.N.m²/C2, é correto afirmar que o valor da carga Q2, em coulomb, é de
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIME) Considere um bloco de madeira com massa igual a 5,0kg que se encontra em repouso sobre um plano inclinado, que forma um ângulo de 30° com a superfície horizontal, conforme a figura.
Sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10 m/s², é correto afirmar que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano é, de, aproximadamente,
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(EFOMM) Seja um quadrado de lado 2. Unindo os pontos médios de cada lado, temos um segundo quadrado. Unindo os pontos médios do segundo quadrado, temos um terceiro quadrado, e assim sucessivamente. O produto das áreas dos dez primeiros quadrados é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo
O interesse pela comunicação científica e pela produção da literatura científica foi intenso nas décadas de 1960 e 1970 e produziu estudos hoje considerados clássicos, mas diminuiu gradualmente de meados de 1970 em diante. Agora, no entanto, há um fato novo, que traz de volta o tópico à discussão e consideração. O estágio atual da tecnologia da comunicação permite, com o auxílio do computador pessoal, contatos muito abrangentes, rápidos e eficientes, entre pessoas localizadas em qualquer lugar, desde que tenham acesso a redes de comunicação. O desenvolvimento nessa área tem sido muito grande e continua em passo muito acelerado. A internet está se tornando presente e acessível em toda parte, especialmente aos professores e pesquisadores nas universidades, permitindo, além da conversa reservada entre duas ou mais pessoas, acesso a uma gama imensa de informações e serviços. O impacto potencial das novas formas de comunicação para o periódico científico e para as bibliotecas universitárias e de pesquisa é enorme. Não é só a comunicação informal que é afetada. A edição de trabalhos, acabados ou não, e a sua distribuição, mediante as várias possibilidades que o meio eletrônico oferece, são tão fáceis que podem tornar cada usuário um editor e distribuidor. As iniciativas nessa área, documentadas na literatura, incluem a presença de editoras comerciais, universidades e indivíduos. Quer dizer: o fluxo da informação científica está sendo alterado.
MUELLER, S. P. M. Disponível em: http://revista.ibict.br. HYPERLINK "http://revista.ibict.br/" Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).
De acordo com o texto, o uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente acadêmico está
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores.
Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 kg, com centros igualmente espaçados de 1 m. Quando a velocidade da esteira é 1,5 m/s, a potência dos motores para mantê-la em movimento é P0. Em um trecho de seu percurso, é necessário planejar uma inclinação para que a esteira eleve a carga a uma altura de 5 m, como indicado. Para acrescentar essa rampa e manter a velocidade da esteira, os motores devem passar a fornecer uma potência adicional aproximada de: