(UEFS) Os micro-organismos foram as primeiras formas de vida na Terra. Com eles, iniciava-se a história da sua futura relação com o ser humano. As bactérias foram testemunhas de todas as formas de vida que surgiram a seguir e de muitas que viriam a se extinguir. Surgiram há cerca de quatro bilhões de anos e reinaram absolutas até seiscentos milhões de anos, época em que apareceram outras formas de vida, dessa vez multicelulares. (UJVARI, 2003, p. 14).
Considerando-se os diversos processos evolutivos envolvidos na geração da vida multicelular e as suas consequências na formação do diversos grupos atuais de seres pluricelulares, é possível afirmar que
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
16. Texto base:
MATERIAL
Para a caixa tátil:
- Caixa de papelão
- Tesoura - Cola ou durex
- Papel colorido para encapar a caixa
Para o interior da caixa
- Objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, lixa, bolinhas, escova de dente, lápis, caixa de fósforo, bombril , etc.
- O professor poderá pedir aos alunos que tragam esses objetos de casa .(objetos presentes no seu cotidiano)
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá preparar com antecedência a caixa de papelão que vai ser usada na brincadeira do tato. Para isso, pegue a caixa de papelão e faça 02 furos nas laterais para que os alunos consigam introduzir as mãos.
- Encape a caixa com o papel colorido.
- Deixe livre a tampa da parte de cima da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.
- O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade:. (que é o reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato) e em seguida solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
- Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa a apresentado ao grupo.
- Enquanto o aluno descreve o objeto, os outros alunos podem tentar adivinhar qual objeto é.
- O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.
- Para finalizar o professor deve escolher 03 objetos com texturas e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-para-conhecer-a-percepcao-tatil.htm
Enunciado:
TEXTURA TÁTIL
- Matemática | 15.1 Ponto
Um aplicativo de relacionamentos funciona da seguinte forma: o usuário cria um perfil com foto e informações pessoais, indica as características dos usuários com quem deseja estabelecer contato e determina um raio de abrangência a partir da sua localização. O aplicativo identifica as pessoas que se encaixam no perfil desejado e que estão a uma distância do usuário menor ou igual ao raio de abrangência. Caso dois usuários tenham perfis compatíveis e estejam numa região de abrangência comum a ambos, o aplicativo promove o contato entre os usuários, o que é chamado de match.
O usuário P define um raio de abrangência com medida de 3 km e busca ampliar a possibilidade de obter um match se deslocando para a região central da cidade, que concentra um maior número de usuários. O gráfico ilustra alguns bares que o usuário P costuma frequentar para ativar o aplicativo, indicados por I, II, III, IV e V. Sabe-se que os usuários Q, R e S, cujas posições estão descritas pelo gráfico, são compatíveis com o usuário P, e que estes definiram raios de abrangência respectivamente iguais a 3 km, 2 km e 5 km.
Com base no gráfico e nas afirmações anteriores, em qual bar o usuário P teria a possibilidade de um match com os usuários Q, R e S, simultaneamente?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“(...) Na prática, o governo de Juscelino representou a substituição do modelo 'nacionalista' de Getúlio Vargas por uma política 'nacional-desenvolvimentista', que agregava à uma ampla atividade do Estado nos setores de infraestrutura, a empresa privada nacional e o incentivo a entrada de capitais estrangeiros, com ênfase na industrialização.
Disponível em: http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=126. Acesso em: maio 2012.
A) Aponte uma diferença entre os governos Getúlio Vargas e JK com relação à política de industrialização.
B) Apresente uma diferença entre a política econômica de Vargas e Dutra.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(FUVEST 2006 1ª FASE) Duas hastes, A e B, movendo-se verticalmente, produzem ondas em fase, que se propagam na superfície da água, com mesma frequência f e período T, conforme a figura. No ponto P, ponto médio do segmento AB, uma boia sente o efeito das duas ondas e se movimenta para cima e para baixo.
O gráfico que poderia representar o deslocamento vertical Y da boia, em relação ao nível médio da água, em função do tempo t, é