(UERN)
O experimento realizado pelo pesquisador Stanley Miller, no ano de 1953, com a utilização do aparelho que simulava as condições da Terra primitiva, foi de grande importância para a obtenção dos conhecimentos relacionados à Origem da Vida.
Isso se deve pelo fato de:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 2º APLICAÇÃO)
The art of happiness
Nearly every time you see him, he’s laughing or at least smiling. And he makes everyone else around him feel like smiling. He’s the Dalai Lama, the spiritual and temporal leader of Tibet, a Nobel Prize winner, and an increasingly popular speaker and statesman. Why is he so popular? Even after spending only a few minutes in his presence you can’t help feeling happier. If you ask him if he’s happy, even though he’s suffered the loss of his country, the Dalai Lama will give you an unconditional yes. What’s more, he’ll tell you that happiness is the purpose of life, and that “the very motion of our life is towards happiness”. How to get there has always been the question. He’s tried to answer it before, but he’s never had the help of a psychiatrist to get the message across in a context we can easily understand.
LAMA, D.; CUTLER, H. The Art of Happiness: a handbook for living. Putnam Books, 1998.
Pelo título e pela sinopse do livro de Lama e Cutler, constata-se que o tema da obra é
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em um dia quente de verão, o João brincava com um balão de festa que havia acabado de ganhar. Ele percebeu que, ao esfregar o balão em seu cabelo e, em seguida, aproximar o balão de pequenos pedaços de papel, esses pedaços eram atraídos pelo balão. Curioso, ele perguntou ao seu professor de ciências como isso acontecia. O professor explicou que esse fenômeno ocorre porque o balão se eletrizou por ______________ no cabelo do João e, em seguida, o balão atraiu os papéis devido à eletrização por _______________.
Selecione a alternativa que possui as palavras, respectivamente, adequadas para completar o texto acima.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO I
De casa para a escola
Saber respeitar limites, esperar, suportar, ter seus desejos frustrados, fazer trocas e planejar é ter educação financeira. E o exemplo vem de casa. Mas as atitudes dos pais somente serão referências para a educação financeira se eles mesmos usarem o dinheiro de forma consciente, fizerem pesquisa de preço, comprarem à vista, pedirem descontos, tiverem controle de suas finanças, souberem o quanto têm e o quanto podem gastar, investir e poupar. Portanto, boa parte das razões que levam um adulto a se tornar consumista e a se endividar está na educação que recebe quando criança ou na adolescência.
MACEDO, C. Revista Carta Fundamental, n. 37, abr. 2012 (adaptado).
TEXTO II
Educação financeira para crianças
Ensinar para os filhos o valor das coisas é responsabilidade dos pais, mas, se lidar com dinheiro é complicado para adultos, passar esse conhecimento para crianças é uma tarefa bem mais delicada. De acordo com a especialista em educação financeira infantil Cássia D’Aquino, o momento certo de começar a ensinar a criança a lidar com as finanças é anunciado pela própria, na primeira vez em que pede aos pais para lhe comprarem alguma coisa. Isso costuma acontecer por volta dos dois anos e meio, e, nessa hora, o pequeno mostra que já percebeu o que é dinheiro e que o dinheiro “compra” as coisas que ele pode vir a querer. À medida que os pequenos vão crescendo, os filhos vão convivendo com a forma com que seus pais trabalham com o dinheiro. Para Cássia, a melhor base para uma educação financeira eficiente é aquela transmitida por meio de atitudes simples na rotina do relacionamento entre pais e filhos. Assim que a criança manifestar uma noção básica em relação a dinheiro, os pais já podem, de maneira gradual, adotar uma postura educativa.
Disponível em: http://brasil.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2013.
Sob diferentes perspectivas, os textos I e II abordam o tema educação financeira. No entanto, em ambos os textos, os autores sustentam a opinião de que
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UFPR) Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação:
Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio
O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
26.
http://www.enplenitud.com/nota.asp?articuloid=7439
Después de observar la tabla, responde las cuestiones a seguir.
(A) ¿Cuál(es) es(son) el(los) signo(s) más difícil(es) de relacionarse? ¿Por qué?
(B) ¿Cuál es el más fácil? ¿Por qué?