(UEFS) Sabe-se que os raios-X são ondas eletromagnéticas com frequência maiores do que as da radiação ultravioleta. Sobre os raios-X, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os raios-X constituem uma radiação ionizante.
( ) Os raios-X têm frequências maiores que do que à da luz visível.
( ) A velocidade de propagação dos raios-X é igual à velocidade de propagação da luz, no vácuo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UNIC) Nos ancestrais, assim como em outros animais superiores, o mecanismo da ansiedade e estresse foi destinado à sobrevivência diante dos perigos concretos e próprios da luta pela vida. Era o caso, por exemplo, das ameaças de animais ferozes, das guerras tribais, das catástrofes do tempo, da busca pelo alimento, da luta pelo espaço geográfico, etc. No ser humano moderno, apesar dessas ameaças concretas não mais existirem tal como existiram outrora, seja por sua natureza, seja por sua frequência, esse equipamento biológico continuou existindo, persistiu em nossa biologia a capacidade de reagirmos ansiosamente diante das ameaças. Com a civilidade do ser humano, outros perigos apareceram e ocuparam o lugar daqueles que estressavam nossos ancestrais arqueológicos. Hoje em dia, teme-se a competitividade e a segurança sociais, a competência profissional, a sobrevivência econômica, as perspectivas futuras e mais uma infinidade de ameaças abstratas e reais. Enfim, tudo isso passou a representar a mesma ameaça que as antigas questões de pura sobrevivência, as quais ameaçavam os ancestrais. Se na antiguidade tais ameaças eram concretas e a pessoa tinha noção exata do objeto a combater (fugir ou atacar), localizável no tempo e no espaço, hoje em dia esse objeto de perigo vive dentro de cada indivíduo. As ameaças são abstratas, mas nem por isso menos agressivas; elas vivem, dormem e acordam com o ser humano.
Em relação a essa situação em que o organismo está submetido, pode-se afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Juliana vai receber um grupo de amigos e planeja servir a eles mousse de chocolate. A receita desse doce leva 8 ovos e rende 6 porções. Se Juliana calcula que sejam necessárias 15 porções para servir seus amigos, a quantidade de ovos que ela deverá usar para preparar a mousse é igual a:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
26. Texto base: Jacques Bossuet (1627-1704) foi um dos principais pensadores franceses a defender o poder absoluto dos reis. Em um de seus escritos ele afirmou que: Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na Terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono de Deus. BOSSUET, Jacques-Benigne.In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano. 1977. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique que argumento o autor usa para defender a autoridade absoluta dos reis.
- B) Explique a importância da ideia defendida pelo autor para a legitimação dos governos absolutistas na Europa, levando em conta o fato de que a sociedade europeia no período em que este texto foi escrito era profundamente religiosa.
- Geografia - Fundamental | B. Conceitos Geográficos: Lugar, Paisagem, Região e Território
ANALISE os fragmentos dos textos a seguir e CLASSIFIQUE-OS de acordo com os conceitos: Território, Nação, Estado-nação.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UPE) A figura a seguir ilustra uma representação esquemática de um exoplaneta, orbitando uma estrela em uma trajetória elíptica. Então, a expressão que relaciona corretamente as energias cinéticas E1, E2, E3, E4 e E5 do movimento de translação do planeta em cada um dos pontos P1, P2, P3, P4 e P5, respectivamente, é