(Unit)
( ) A piretrina age como inseticida porque é uma dicetona aromática.
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Leia o poema a seguir:
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,(...)
E se somos Severino,
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é morte de que se morre,
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia (...)
MELLO NETO, João Cabral. Morte e vida Serevina. Auto de Natal Pernambucano. 1956. (Fragmento). Disponível em: <http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp>. Acesso em: 20 jul. 2013.
No Brasil, entre os anos de 1940 e 1950, o campo das artes adquiriu novos contornos e finalidades. O poema de João Cabral de Mello Neto é um exemplo da:
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Texto base: Analise a imagem e leia o texto. No Brasil, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes trabalham, sendo que mais de 1 milhão e 600 mil deles possuem menos de 16 anos, segundo o Censo do IBGE de 2010. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em toda a América Latina, uma a cada dez crianças e adolescentes está na condição de trabalho infantil. Outro caso comum de ocorrência do trabalho infantil é dentro de casa. Muitas crianças acabam tendo que realizar uma carga muito grande de afazeres domésticos, o que pode se configurar, também, como infração penal. Caso a criança apenas ajude os pais a organizar a própria casa, como tarefa educativa, não se configura como trabalho infantil e, portanto, não é crime. Disponível em:<http://www.escolakids.com/trabalho-infantil.htm> Acesso em:14 de mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Muitas crianças no Brasil têm a infância prejudicada por estarem submetidas ao trabalho explorado.
Para garantir uma infância digna às nossas crianças, é necessário
- Língua Portuguesa
Entre as situações linguísticas que o português já viveu em seu contato com outras línguas, cabe considerar uma situação que se realiza em nossos dias: 4aquela em que ele é uma língua de emigrantes. 9Para o leitor brasileiro, 18soará talvez estranho que falemos 5aqui do português como uma língua de EMIGRANTES, pois o Brasil foi antes de mais nada um país para 6o qual se dirigiam em massa, durante mais de dois séculos, pessoas nascidas em vários países europeus e asiáticos; assim, para a maioria dos brasileiros, a 19representação mais natural é a da convivência no Brasil com IMIGRANTES vindos de outros países. Sabemos, 10entretanto, que, nos últimos cem anos, muitos falantes do português foram buscar melhores condições de vida, 11partindo não só de Portugal para o Brasil, mas 12também desses dois países para a América do Norte 13e para vários países da Europa: em certo momento, na década de 1970, viviam na região parisiense mais de um milhão de portugueses – uma população superior 21à 7que tinha então a cidade de Lisboa. Do Brasil, têm 1__________ nas últimas décadas muitos jovens e trabalhadores, 20dirigindo-se aos quatro cantos do mundo.
A existência de comunidades de imigrantes é sempre uma situação delicada 22para os próprios imigrantes e 23para o país que os recebeu: 14normalmente, os imigrantes vão a países que têm interesse em 15usar sua força de trabalho, mas qualquer oscilação na economia faz 24com que os nativos 2__________ 8sua presença como indesejável; as diferenças na cultura e na fala podem alimentar preconceitos e desencadear problemas reais de diferentes ordens.
16Em geral, proteger a cultura e a língua do imigrante não 17é um objetivo prioritário dos países hospedeiros, mas no caso do português tem havido 3__________. Em certo momento, o português foi uma das línguas estrangeiras mais estudadas na França; e, em algumas cidades do Canadá e dos Estados Unidos, um mínimo de vida associativa tem garantido a sobrevivência de jornais editados em português, mantidos pelas próprias comunidades de origem portuguesa e brasileira.
Adaptado de: ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português como língua de emigrantes. In:___. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 42-43.
Assinale a alternativa em que se estabelece uma relação correta entre uma expressão e aquilo a que se refere:
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A figura a seguir é a representação cartesiana de um sistema de equações. As retas r e s são paralelas.
Observando a representação gráfica, é correto concluir que o sistema
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O gráfico a seguir apresenta uma relação entre as temperaturas de ebulição dos hidretos dos quatro primeiros elementos das colunas 4A, 5A, 6A e 7A e seus respectivos períodos na tabela periódica.
Ao analisar esse gráfico, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. A temperatura de ebulição para os hidretos de elementos situados em um mesmo período cresce com o número atômico.
II. Um dos fatores responsáveis pela diferença observada entre as temperaturas de ebulição das moléculas é a massa molar.
III. A maior eletronegatividade dos elementos O, F e N está relacionada com os maiores valores das temperaturas de ebulição da água, do ácido fluorídrico e da amônia.
IV. Os hidretos dos calcogênios têm temperaturas de ebulição menores que os hidretos dos halogênios correspondentes nos períodos.
Estão corretas apenas as afirmativas