(FITS) O risco de propagação para o Brasil é considerado baixo, de acordo com o Ministério da Saúde. Em nota divulgada, a pasta afirmou que não há nenhum caso suspeito ou confirmado da doença no país. A infecção matou 729 pessoas desde fevereiro, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O texto relata uma infecção altamente letal para a qual ainda não há tratamento ou vacina específicos, essa infecção está contida na alternativa:
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Uma falsa relação
O cruzamento da quantidade de horas estudadas com o desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostra que mais tempo na escola não é garantia de nota acima da média.
Dos países com notas abaixo da média nesse exame, aquele que apresenta maior quantidade de horas de estudo é
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
A tabela a seguir mostra a quantidade de medalhas conquistadas nos Jogos de Londres pelos quatro países que mais ganharam medalhas.
Copie do quadro:
a) dois números pares entre 20 e 30;
b) dois números ímpares entre 10 e 20.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Texto I
Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.
Texto II
Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.
Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles:
- Física | 3.2 Dilatação
(UEPB) Quando ocorre um impedimento à livre dilatação ou contração de um corpo, surgem forças internas de tensão que podem levá-lo a se romper ou a se deformar. Por isso, há muitas situações do cotidiano em que a dilatação ou contração técnica é “facilitada” para evitar problemas desse tipo. Por exemplo: nas ferrovias, as barras de trilho devem ser assentadas com um espaço entre elas, para permitir a livre dilatação quando a temperatura variar. Se isso não fosse jeito, os trilhos poderiam se entortar, devido à tensão a que ficariam submetidos.
(Adaptado de JUNIOR. F. R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna. 2003, p. 32)
Com base nas informações acima, analise a seguinte situação-problema:
Em geral, os trilhos de uma ferrovia têm um comprimento de 15 m e são instalados sobre os dormentes quando a temperatura é de 25°C. Considere que os trilhos têm um coeficiente linear de 10.10-6 °C-1. Em um dia ensolarado de verão, a temperatura dos trilhos pode atingir 55°C. Qual deve ser a distância de dilatação mínima entre os trilhos de modo a evitar que as extremidades de dois trilhos consecutivos se juntem e se deformem, podendo ocasionar um acidente?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNICENTRO) Um objeto de massa m = 10,0 kg é acelerado para cima em um plano inclinado de 37°, sem atrito, por uma força F constante e aplicada ao longo do plano. Partindo do repouso na base, ele cobre uma distância de 24,0 m, ao longo do plano, em 4,0s. Considerando-se que sen 37°= 0,6 e cos 37°= 0,8m, é correto afirmar: