(UNIC) Considere um balão arrastado por um vento de 43,2 km/h que emite um som de 820 Hz quando se aproxima da cobertura de um prédio alto e que a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s.
Nessas condições, conclui-se que a frequência do som percebida por um menino que se encontra sentado na cobertura do prédio, em kHz, é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quais eram as condições favoráveis oferecidas pelo Brasil para o cultivo do café?
2. Por que o café foi chamado de “ouro verde” do Brasil?
3. Esse texto é de alguns anos atrás. Por isso, procure saber qual é a posição do café, nos dias atuais, em relação à produção brasileira.
- Física | 7.2 Quântica
(PUCRS) A matéria apresenta um comportamento dualístico, ou seja, pode se comportar como onda ou como partícula. Uma partícula em
- Física
Atualmente, podem-se encontrar no mercado filtros de ar baseados nas interações eletrostáticas entre cargas. Um possível esquema para um desses filtros é apresentado na figura a seguir (figura 1), na qual a placa circular 1 mantém-se carregada negativamente e a placa 2 positivamente. O ar contendo os poluentes é forçado a passar através dos furos nos centros das placas, no sentido indicado na figura. No funcionamento desses filtros, as partículas de poeira ou gordura contidas no ar são eletrizadas ao passar pela placa 1. Na região entre as duas placas existe um campo elétrico E, paralelo ao eixo x, de modo que, quando as partículas carregadas passam por essa região, ficam sujeitas a uma força elétrica, que desvia seu movimento e faz com se depositem na superfície da placa 2. Investigando o campo elétrico produzido no interior de um desses filtros, obteve-se o gráfico mostrado a seguir (figura 2), no qual está representado o módulo do campo E em função da distância x entre um ponto P e a placa 1.
Com base no gráfico, a força elétrica que age sobre uma partícula de carga q = 3,2 × 10-6 C situada dentro do filtro e 3,0 mm da placa 1 é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Pessoal intransferívelEscute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela. Nada no bolso e nas mãos. Sabendo: perigoso, divino, maravilhoso.
Poetar é simples, como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena etc. Difícil é não correr com os versos debaixo do braço. Difícil é não cortar o cabelo quando a barra pesa. Difícil, pra quem não é poeta, é não trair a sua poesia, que, pensando bem, não é nada, se você está sempre pronto a temer tudo; menos o ridículo de declamar versinhos sorridentes. E sair por aí, ainda por cima sorridente mestre de cerimônias, “herdeiro” da poesia dos que levaram a coisa até o fim e continuam levando, graças a Deus.
E fique sabendo: quem não se arrisca não pode berrar. Citação: leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi. Adeusão.
TORQUATO NETO. Melhores poemas de Torquato Neto. São Paulo: Global, 2018.
Expoente da poesia produzida no Brasil na década de 1970 e autor de composições representativas da Tropicália, Torquato Neto mobiliza, nesse texto,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
As duas personagens, mulher e peixe, falam frases semelhantes, “Que fofos!” e “Muito fofos!”,