(UEFS) Uma corda com 50,0 cm de comprimento, fixa nas extremidades e submetida a uma tração de intensidade 10,0N, vibra formando ondas estacionárias.
Sabendo-se que a corda tem densidade linear de massa de 1,0.10-4 g/cm, a frequência fundamental da vibração, em hertz, é igual a
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UFSM) A invenção do rádio na primeira década do século XX é considerada um marco civilizatório importante, permitindo a aproximação entre as pessoas e contribuindo na difusão do conhecimento e da cultura. A comunicação via rádio faz uso de ondas eletromagnéticas, que são moduladas nas estações transmissoras e convertidas em ondas sonoras nos receptores.
Considerando as propriedades das ondas de rádio, analise as afirmações a seguir e assinale-as com verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) As ondas de rádio podem ser refletidas pela atmosfera.
( ) As ondas de rádio têm a mesma natureza que os raios X, porém possuem frequência menor.
( ) À medida que essas ondas se propagam, a energia por unidade de área transportada por elas permanece constante.
A sequência correta é
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
A figura apresenta a comparação dos gastos de três tipos de lâmpadas residenciais de mesmo brilho, durante cinco anos. Considera-se a utilização média de vinte pontos de luz, utilizando em média dez lâmpadas acesas durante 6 horas ao custo de R$ 0,30, para cada 1 kWh consumido.
Com base nas informações, a lâmpada energeticamente mais eficiente, a mais viável economicamente e a de maior vida útil são, respectivamente
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Leia o texto a seguir.
Na presidência, Campos Sales implementou a chamada “política dos estados” – concretização peculiar do federalismo – , que ficou conhecida pelo nome de “política dos governadores”. Com o abandono em que viviam as populações interioranas, submetidas ao coronelismo e ao banditismo que se graçavam e desgraçavam nos sertões brasileiros, a soberania dos estados apenas propiciou o fortalecimento e a impunidade dos velhos oligarcas.
LUSTOSA, Isabel. História de presidentes: a República no Catete (1897-1960).
Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 42.
Durante a chamada República Velha, o presidente que tentou acabar com a “política dos governadores” foi
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
EXPLOSÃO DE BELEZA
Floração de palmeiras plantadas por Burle Marx vira atração no Rio de Janeiro.
É um espetáculo raro da natureza, que leva cinquenta anos para acontecer
AS VEDETES DO PARQUE
Floração da palma talipot: palmeiras dão cachos de até 4 metros de altura
Um grandioso e raro espetáculo da natureza está em cena no Rio de Janeiro. Trata-se da floração de palmeiras Corypha umbraculifera, ou palma talipot, no Aterro do Flamengo. Trazida do Sri Lanka por Roberto Burle Marx, ela floresce uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantada. (...) A palma talipot faz parte do estupendo mosaico de espécies criado por Burle Marx. Ele espalhou 16 mil mudas de plantas de 200 espécies, de forma a garantir um parque florido em todas as épocas do ano.
Dos cinquenta exemplares da palmeira existentes hoje no Aterro, doze estão floridos. (...)
(...) Foram os imensos leques formados por suas folhas que colocaram as palmeiras talipot entre as espécies escolhidas por Burle Marx, que ao plantá-las já tinha mais de 50 anos e sabia que não as veria florir. (...)
Construa um gráfico, mostrando o tempo médio de vida das 5 palmeiras mostradas na tabela da reportagem. Crie uma legenda
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
A palavra bonito, conforme vocábulo encontrado em um dicionário e as ‘raízes profundas’ do termo, conforme o contexto do artigo publicado pelo escritor Sérgio Rodrigues, possui os mesmos significados? Justifique sua resposta.