(Uefs)
A vitamina E, representada pela fórmula estrutural, é encontrada no espinafre, na batata, na castanha, no gérmen de trigo e nos óleos vegetais. É utilizada como conservante de alimentos em razão de suas propriedades antioxidantes. A partir das informações sobre a vitamina E, julgue os itens abaixo:
( ) É um composto aromático muito utilizado na indústria de perfumes e de cosméticos
( ) A estrutura da vitamina E apresenta o grupo funcional dos fenóis e dos éteres.
É correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: 9716345
Texto para a questão A Menina que não falava Autor desconhecido. Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto. —Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga. O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora. Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna, mas ninguém conseguiu fazê-la falar. O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam: — Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso! O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais acederam. O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los. Depois de muito trabalho, a menina, ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe: —O que estás a fazer? O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão. Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento. Disponível em: <www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao>. Acesso em: 26 out. 2017. Vocabulário:
rapariga – moça, jovem
aceder – concordar, dizer que sim
sachar – afofar a terra
Enunciado:
A narração do texto é feita
- Matemática | 14.2 Prisma
Uma empresa usa, para um determinado produto, as embalagens fechadas da figura, confeccionadas com o mesmo material, que custa R$ 0,10 o cm2.
Supondo π =3,
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(MACKENZIE) A respeito do processo de evolução, é correto afirmar que
- Física | B. Resistores
Um instrumento muito utilizado na análise da variação de tensão em um circuito elétrico, em função do tempo, é o osciloscópio. Quando o circuito elétrico em estudo é percorrido pela corrente alternada, temos a tensão (U) e a intensidade da corrente (i) variando em função do tempo, sendo o gráfico característico formado por uma onda senoidal.
Um chuveiro elétrico dotado de dois resistores Rx e Ry, ligados em série, foi monitorado por um osciloscópio e a diferença de potencial registrada pelo equipamento para as duas resistências em operação, uma fornecendo água quente e outra água morna. Os dados foram registrados pelo equipamento e mostrados na forma de um gráfico.
Analisando o gráfico, qual a frequência da onda que representa a diferença de potencial no resistor selecionado para o banho morno?
- História | 1.2 Início da Colonização
TEXTO I
E pois que em outra cousa nesta parte me não posso vingar do demônio, admoesto da parte da cruz de Cristo Jesus a todos que este lugar lerem, que deem a esta terra o nome que com tanta solenidade lhe foi posto, sob pena de a mesma cruz que nos há de ser mostrada no dia final, os acusar de mais devotos do pau-brasil que dela.
BARROS, J. In: SOUZA, L M. Inferno atlântico: demonologia e colonização: séculos XVI-XVIII. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
TEXTO II
E deste modo se hão os povoadores, os quais, por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal, e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhes houveram de ensinar a dizer como os papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá.
SALVADOR. F. V In: SOUZA, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa.
São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
As críticas desses cronistas ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionadas à