(Uefs)
A vitamina E, representada pela fórmula estrutural, é encontrada no espinafre, na batata, na castanha, no gérmen de trigo e nos óleos vegetais. É utilizada como conservante de alimentos em razão de suas propriedades antioxidantes. A partir das informações sobre a vitamina E, julgue os itens abaixo:
( ) É um composto aromático muito utilizado na indústria de perfumes e de cosméticos
( ) A estrutura da vitamina E apresenta o grupo funcional dos fenóis e dos éteres.
É correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sociedades hídricas da antiguidade eram aquelas que se desenvolviam em regiões próximas a grandes fontes de água, como rios e lagos. Entre as mais conhecidas, destacam-se as sociedades mesopotâmicas e egípcia, que se desenvolveram às margens do rio Tigre e Eufrates e do rio Nilo, respectivamente.
Qual era a importância da fonte de água para a gestão das sociedades mesopotâmicas e egípcias?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el siguiente texto sobre cómo los Incas cuidaban el medio ambiente, en épocas de la colonización, y resuelve la cuestión. Los Incas y el medio ambiente
Por Ricardo N. Alonso, Doctor en Ciencias Geológicas (UNSa-Conicet) Los incas cuidaron sus aves y fueron buenos ecologistas o defensores del medio ambiente, como diríamos ahora. Hicieron también una red vial a través de todo el imperio, con epicentro en el Cuzco. […] fueron grandes mineros y tuvieron una metalurgia descollante. Pedro Cieza de León cuenta en 1535 que cuando llegó al Cuzco encontró un galpón lleno de barretas de cobre que los incas usaban en las faenas mineras. Llamaban así “cori” al oro, “colqui” a la plata, “llimpi” al mercurio, entre otros. Además los incas adoraban los baños en las aguas termales (Incachule, cerca de San Antonio de los Cobres, significa justamente “baños del inca”). Las aguas eran lugares especiales de descanso y, por ello, los caminos incaicos las unían. Los incas y sus predecesores vivían en armonía con la naturaleza, siguiendo claras pautas ecológicas en lo que a conservación y manejo de los suelos y las aguas se refiere. Cuidaban celosamente el medio ambiente. Disponible en: <http://www.eltribuno.info/salta/99024-Los-Incas-y-el-medio-ambiente.note.aspx>. Acceso el: 03 nov. 2013 (Fragmento)
Enunciado:
En el fragmento “que los incas usaban en las faenas mineras”, el término destacado significa
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(UFRGS) Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o número de subnutridos no mundo está em declínio. No ano de 2012, o número de subnutridos foi estimado em 842 milhões de pessoas; em 1992, esse número era de 1,03 bilhão de pessoas.Percentualmente, o declínio de subnutridos de 2012, em relação a 1992, está entre:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UESC)
A análise da figura que representa o esquema de formação de imagens em um microscópio composto, um instrumento óptico que possui componentes básicos que são duas lentes, a objetiva e a ocular, que permitem a observação de pequenos objetos com bastante ampliação, permite afirmar:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Uma nova prótese para desobstrução arterial é absorvida pelo organismo, reduzindo os efeitos colaterais dos dispositivos metálicos, no centro cirúrgico de um Hospital, em São Paulo, médicos e enfermeiros conduziam a operação de uma mulher de 66 anos, cuja artéria coronária direita sofria uma obstrução de 93%. A angioplastia, nas últimas décadas, utilizou diversos stents de materiais diferentes. O balão de borracha, em 1977, conduzido até a obstrução arterial, onde é inflado, esmaga a placa de gordura contra a parede da artéria. Depois de seis meses de uso, em cerca de 40% dos casos, as artérias voltam a se obstruir. Em 1987, um balão pressiona a placa de gordura em direção à parede da artéria e uma prótese de aço inoxidável é implantada nessa região de modo a manter a abertura da artéria. O stent não é removido e depois de seis meses de uso, cerca de 25% dos pacientes apresentam um processo exagerado de cicatrização, o que pode causar nova obstrução. A partir de 2001, uma prótese de aço inoxidável com a superfície recoberta de medicamentos anticicatrizantes substituiria a prótese de aço inoxidável anterior. Atualmente, uma prótese feita de polímero de ácido láctico, uma espécie de plástico usado em suturas, é utilizada, como stent, que começa a ser absorvido pelo organismo após seis meses de sua implantação. Em dois anos, ele desaparece e depois de seis meses de uso, estudos com cinco anos de duração mostram que as obstruções ocorrem em apenas 2% dos pacientes, sem que ocorram casos de formação de coágulos.
(LOPES, 2011, p. 132-134).Com base nas informações do texto e nos conhecimentos, associados à aterosclerose, é correto afirmar