(UNIT)
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
No deserto do Arizona nos Estados Unidos algumas espécies de formigas e roedores granívoros (animais que se alimentam de sementes) vivem juntas. Para entender melhor a relação entre elas, os ecólogos realizaram três procedimentos:
1. Removeram as formigas. Como consequência a densidade de roedores aumentou levemente, mas a densidade de sementes não variou.
2. Removeram os roedores. Como consequência a densidade de formigas quase dobrou, mas, novamente, a densidade de sementes não variou.
3. Removeram tanto formigas quanto roedores. Como consequência a densidade de sementes aumentou cinco vezes em relação aos valores anteriores.
Uma hipótese plausível que poderia indicar o objetivo dos ecólogos ao realizarem tais procedimentos seria a suposição de que as formigas e os roedores, quando juntos, podem estabelecer uma relação de
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UFPR) A narcolepsia é um distúrbio de sono que acomete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram cães narcolépticos em sua colônia de animais saudáveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma abaixo. Os animais 1, 2, 4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pesquisa concluíram que nos cães a transmissão da narcolepsia é resultante da ação de um par de alelos. A partir dessas informações, responda:
Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia?
- Química | 3.8 Bioquímica
As moléculas representadas pelas fórmulas estruturais 1 e 2 são unidades que compõem macromoléculas presentes no sistema biológico.
A análise das estruturas apresentadas permite inferir que as moléculas 1 e 2 são formadoras respectivamente de biomoléculas da classe
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
A figura abaixo mostra uma mola ideal de constante elástica k = 200 N/m inicialmente em repouso, sustentando uma esfera de massa M = 2 kg na posição A. Em seguida, a esfera é deslocada 15 cm para baixo até a posição B, onde, no instante t = 0 é liberada do repouso, passando a oscilar livremente. Desprezando a resistência do ar, pode-se afirmar que, no intervalo de tempo o deslocamento da esfera, em cm, é de:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIFACS)
13153I → X + 0– 1β + 00γ
As radiações emitidas por radioisótopos têm muitas aplicações na Medicina, a exemplo do iodo 131, que tem meia-vida de oito dias e é utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças da tireoide, na forma de iodeto. No entanto, pesquisadores alertam que as doses de radiação usadas nos procedimentos de diagnóstico podem aumentar os riscos de câncer. A rapidez, a não necessidade de sedação e a precisão dessas imagens levam a utilização muitas vezes desnecessária. Pesquisadores aconselham aos profissionais de saúde, sempre que possível, reduzir as doses e optar por alternativas não radioativas de exames diagnósticos.
Considerando-se as informações do texto, as propriedades dos radionuclídeos e a equação nuclear simplificada de desintegração do iodo 131, é correto afirmar: