(UEFS)
A figura representa a propagação de uma onda plana na superfície de um líquido contido em um recipiente. Sendo v a velocidade de propagação, λ, o comprimento de onda e θ o ângulo entre frente de onda e o meio de separação, e sabendo-se que o módulo da velocidade da onda diminui quando ocorre a refração da região de maior profundidade para a de menor, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A profundidade do meio 2 é maior do que a do meio 1.
( ) A frequência da onda no meio 1 é maior do que a do meio 2.
( ) A superposição da onda incidente com a refletida pela parede do recipiente é uma interferência destrutiva.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir para responder à questão. Na Assembleia Constituinte da recém-proclamada República, as classes dominantes adeptas do movimento republicano do Centro-Sul do país e pertencentes ao setor agroexportador, nomeadamente àquele associado à cafeicultura, lograram garantir o predomínio de seus interesses políticos e econômicos. O estabelecimento do federalismo como forma de organização da nação e a impossibilidade de proposição de sua abolição (art. 90, § 4 o) respondiam à reivindicação de autonomia das antigas províncias feita pelos cafeicultores. SUGAHARA, Henrique. Verbete do Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930.
Coordenação: Alzira Alves de Abreu/FGV. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/constituicao-de-1891.
Acesso em: 29 out. 2018. Vocabulário Lograr – usufruir o que se conquistou; gozar, desfrutar.
Enunciado:
Considerando o trecho lido, percebe-se que a Primeira República beneficiou os cafeicultores especialmente porque:
- Química | A. Modelos Atômicos
Não lugar
Estou me olhando do futuro
que não existe
e considero o passado
que me trespassou:
Há uma névoa
em torno desse núcleo
que fui eu.
— Quem fui eu, ao ser?
— Quem serei, não sendo?
Tenho que estudar melhor
o caso das partículas de elétron
que estão sem ser
e são sem estar.
Que o núcleo existe
é certo.
Mas mal o posso tocar.
não chega a ser bem uma casa
mas nele é que me coube habitar.
SANT’ANNA, A. R. Sísifo desce a montanha.
A última estrofe do poema trata de um conceito atômico que foi introduzido por
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
QUEM TRABALHA NA COMUNIDADE
17. Texto base: Leia o texto a seguir com atenção e responda à questão. O trabalho infantil no Brasil e no mundo ainda é um grande problema social, pois milhares de crianças deixam de ir à escola e deixam de ter seus direitos preservados para trabalharem em lavouras, campos, fábricas e em casas de famílias, e muitas dessas crianças não recebem nenhum dinheiro por isso. Disponível em:<http://www.blogbrasil.com.br/trabalho-infantil-no-brasil-e-no-mundo/>Acesso em: 10 mar.2014.
Enunciado:
O trabalho infantil atualmente
REDAÇÃO 30/04/2013
O trabalho infantil hoje, ainda é um grande problema social brasileiro, muitas crianças deixam de viver como tais, para trabalhar em campos, indústrias, casas de família e em outros lugares, sem mesmo receber o equivalente pelo serviço prestado [...] pois isto acontece, na maioria das vezes, pelo fato desses menores já terem que contribuir na renda familiar. Quando nos deparamos com essa injustiça, nas grandes metrópoles, em que crianças arriscam suas vidas em meio das avenidas, vendendo objetos de valor, limpando carros, correndo riscos vitais para conseguirem dinheiro, quando deveriam estar estudando ou brincando [...]
Disponível em:< http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2013/04/30/noticiasjornaljornaldoleitor,3047756/o-trabalho-infantil-atualmente.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2014. ( Fragmento)
Cite as atividades nas quais o trabalho de crianças e de adolescentes é explorado.
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO I
CATTELAN, M. Comedian (2019).
TEXTO II
O público “interagindo” com a obra.
Disponível em: https://www.jn.pt. Acesso em: 20 set. 2021.
A arte contemporânea está consolidada no contexto atual das artes, mesmo sendo diversas vezes apontada como “esquisita” pelo público geral. Essa reação geralmente ocorre porque a arte contemporânea
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(ACAFE) Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.
Sobre o tema abordado no esquema, analise as afirmações a seguir.
I. Uma cadeia alimentar é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de nutrição dos organismos. Dependendo do nível trófico ocupado, os organismos podem ser produtores, ou consumidores, ou decompositores.
II. Os produtores são seres autótrofos, sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. Transformam energia luminosa em energia química através da fotossíntese. Essa energia nutre os tecidos vegetais que servirão de fonte energética para outros organismos, com eficiência ecológica média de 90%.
III. A decomposição é um processo de transformação da matéria orgânica em moléculas simples, que podem ser reutilizadas pelos produtores, num processo natural de reciclagem.
IV. A teia alimentar é caracterizada pelo conjunto de cadeias alimentares, ligadas entre si e, geralmente, representadas como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema.
V. A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. A produtividade bruta corresponde ao total de matéria orgânica acumulada depois de descontados os gastos referentes à atividade metabólica, enquanto a produtividade líquida corresponde ao total de matéria orgânica acumulada.