(UNIT)
A Aspirina, ácido acetilsalicílico, é um fármaco sintético derivado do ácido salicílico extraído do salgueiro branco (Salix alba), obtido pela reação de acetilação do ácido salicílico com anidrido acético catalisada por ácido, conforme a equação química.
De acordo com essas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
(ESPCEX) “Nas últimas décadas do século XX, o número de migrantes internacionais aumentou de forma significativa […] por causa das disparidades econômicas entre os países”.
TERRA, L; ARAÚJO, R; GUIMARÃES, R. Conexões- Estudos de Geografia Geral. 1.ed.São Paulo: Moderna, 2009, p. 327.
Sobre as migrações no contexto da globalização podemos afirmar que:
I. a globalização tem facilitado as migrações, devido tanto à redução do custo dos transportes quanto à expansão dos meios de comunicação.
II. embora os EUA e o núcleo mais próspero da União Europeia sejam as duas maiores zonas de atração de fluxos migratórios do mundo, países situados no Oriente Médio são os que possuem maior percentagem de imigrantes na população.
III. a crescente necessidade de mão de obra imigrante por parte da Austrália tem levado esse País a estimular a imigração através de políticas imigratórias menos seletivas.
IV. no México, o recebimento de remessas financeiras de seus milhares de emigrados constitui uma das maiores fontes de divisas do País.
V. as restrições cada vez mais rígidas impostas pelos países desenvolvidos à imigração clandestina, aliada à constante vigilância de suas fronteiras, têm impedido o crescimento do número de imigrantes ilegais no mundo.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- Arte - Fundamental | 01. Por que Estudar Artes?
Arte, História e sociedade caminham juntas. A história da música, no entanto, é muito recente. Se a história da sociedade começa com o aparecimento da escrita, pode-se dizer que a da música inicia com a partitura, o único recurso que permite reproduzir com rigor os sons do passado. Sem ela, só teríamos o que se mantivesse na memória.
O texto de VEJA (http://veja.abril.com.br/290999/p_075.html), mencionado a seguir, anuncia uma recente execução musical numa flauta pré-histórica. É um grande avanço na exploração das possibilidades sonoras de épocas remotas. E um êxito dos estudiosos envolvidos nessa tarefa, quando se considera a dificuldade para reproduzir sons de até poucos séculos atrás. Leia a reportagem com seus alunos e discuta as razões dessa dificuldade e do distanciamento entre as histórias da música e da sociedade.
Histórias distantes
Quando tentam desvendar as relações entre História, música e sociedade, os estudiosos enfrentam inúmeras dificuldades. A razão disso está, em grande parte, por se ter compreendido a história da música não como história da sociedade, mas sim como mais um elemento da história da arte, com suas linhas e tendências predominantemente restritivas. Isto ocorre porque a historiografia em torno da música está marcada por um paradigma tradicional, associado à concepção de tempo linear e ordenado. Os artistas, gêneros, estilos e escolas sucedem-se mecanicamente, o que reflete uma atitude bastante conservadora.
Essa historiografia quase sempre se desenvolveu destacando basicamente três aspectos. Em primeiro lugar, privilegiando a biografia do grande artista, compreendido como uma figura extraordinária e único capaz de realizar a obra. Logo, são a experiência e a capacidade pessoal e artística que explicam as transformações nos estilos, nos movimentos e na história das artes. O segundo aspecto é a centralização das atenções na obra de arte, no trabalho individual, que contém uma verdade e um sentido em si mesmo, distante das questões do mundo comum”. Essa análise estabelece uma concepção da obra de arte fora do tempo e da sociedade. Concede à obra uma aura de eternidade, pois leva em conta apenas a forma, a estrutura e a linguagem. Por fim, existe a linha que foca suas explicações em estilos, gêneros ou escolas artísticas, que contém uma temporalidade própria e estruturas modelares perfeitamente estabelecidas.
Fundada nos modelos e com forte característica evolucionista, os gêneros e escolas se sucedem em ritmo progressivo e parecem ter vida própria transcorrendo independentes do tempo histórico a que estão submetidos os homens comuns.
Já há certo tempo alguns autores têm pregado a necessidade de compreender a história da arte integrada aos movimentos sociais e históricos, mas de modo algum formam uma linha influente na área estrita da música. As críticas contra esse distanciamento vêm ocorrendo, embora com avanços ainda tímidos. Tal quadro acabou revelando as dificuldades de diálogo dos estudos da música, erudita ou popular, com outras áreas do conhecimento, sobretudo com a historiografia em renovação desde o fim da década de 1970. Essa situação impediu a emergência de novas temáticas, objetos e pesquisadores interessados em integrar os universos da História e da música. Esses motivos explicam por que os estudos e pesquisas sobre os diversos gêneros da música – erudita e popular – continuaram restritos, impedindo uma relação mais direta com os aspectos sociais e históricos e, sobretudo, dificultando seu uso pedagógico e educacional.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/trilhas-musicais-427124.shtml
Abra uma roda de conversa sobre a música e seu papel ao longo da história da humanidade. Peça aos alunos que pesquisem acerca do tema em livros, revistas, jornais e sites e depois abra um espaço para compartilharem as informações pesquisadas.
Divida a turma em grupos e determine para cada grupo uma parte da história da música. Proponha que a partir do que foi pesquisado, cada grupo desenvolva uma encenação que represente a época determinada, nessa encenação a música do período histórico representado deverá entrar de alguma forma, ou em um recital, ou sendo apreciada pelo rádio, ou como trilha sonora.
Escolha um título para o trabalho, como por exemplo, “A história contada pela música”, e combine com a turma uma apresentação no espaço cultural da escola.
- História | 4. Patrimônio CulturalQueijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiroO modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro”.Folha de S. Paulo, 15 maio 2008.Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
O gráfico a seguir, representa a posição de uma massa presa à extremidade de uma mola.
Com base neste gráfico, afirma-se que a velocidade e a força no instante indicado pela linha tracejada são respectivamente:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Full name: César Augusto Cielo Filho
Gender: Male
Height: 6-4.5 (195 cm)
Weight: 176 lbs (80 kg)
Born: January 10, 1987 (Age 28.086, YY.DDD) in Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brazil
Affiliations: Auburn Tigers, Auburn, Alabama (USA)
Country: Brazil
Sport: Swimming Medals:1 Gold, 2 Bronze (3 Total) Available at: < www.sports-reference.com/olympics/athletes/ci/cesar-cielo-filho-1.html> Accessed on: April 6.2015.
Enunciado:
Complete the sentences about the swimmer César Cielo, according to his biography; using relative pronouns (who, that, which, where)
1- César Cielo is a Brazilian swimmer ______________________ won 3 medals in Olympic Games.
2- Santa Bárbara d’Oeste, is the city _______________________ he was born.
3- Swimming is the sport ___________________ Cielo loves to practice.
4- Brazil is the country ___________________ he represents.