(UEFS) Considere uma partícula em movimento harmônico simples, oscilando com frequência de 5,0 Hz, entre os pontos A e - A de uma reta. Sabendo-se que, no instante t1, a partícula está no ponto √2/ 2 A, descrevendo um movimento retrógrado, e, no instante t2, atinge o ponto -√2/ 2 A, é correto afirmar que o tempo gasto nesse deslocamento é igual, em 10-2s, a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Nos quadrinhos, há uma representação de crescente desespero do personagem que estaria com a aranha em sua perna.
A representação desse desespero é construída por meio do emprego de:
- Química
Uma pesquisa, divulgada em agosto deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que aproximadamente um terço das crianças brasileiras com menos de 2 anos toma refrigerante ou suco artificial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os refrigerantes e os sucos artificiais são ricos em açúcares e contraindicados para crianças nessa faixa etária. Atualmente, a obesidade infantil é um problema mundial e o Brasil não foge à regra. O consumo em excesso dessas bebidas pode levar ao diabetes na adolescência e na fase adulta. Uma das principais substâncias químicas encontradas nessas bebidas é a sacarose, cuja estrutura química encontra-se representada a seguir.
Das proposições acima,
I. É um açúcar redutor, de fórmula molecular que não pode ser hidrolisado por soluções ácidas diluídas.
II. É solúvel em água, devido ao rompimento da ligação entre as unidades de glicose e frutose.
III. É um dissacarídeo, de caráter polar, e que apresenta na sua estrutura apenas átomos de carbono hibridizados na forma
Das proposições acima,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Há certos usos consagrados na fala, e até mesmo na escrita, que, a depender do estrato social e do nível de escolaridade do falante, são, sem dúvida, previsíveis. Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, na verdade, revelam tendências existentes na língua em seu processo de mudança que não pode ser bloqueadas em nome de um "ideal linguístico" que estaria representado pelas regras da gramática normativa. Usos como ter por haver em construções existenciais (tem muitos livros na estante), o do pronome objeto na posição de sujeito (para mim fazer o trabalho), a não-concordância das passivas com se (aluga-se casas) são indícios da existência, não de uma norma única, mas de uma pluralidade de normas, entendida, mais uma vez, norma como conjunto de hábitos linguísticos, sem implicar juízo de valor.
CALLOU, D. Gramática, variação e noormas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
Considerando a reflexão trazida no texto a respeito da multiplicidade do discurso, verifica-se que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
vem o Imperador!!! O conjunto das qualidades morais de D. Pedro II o tornou muito popular. O Imperador fiscalizava pessoalmente as indústrias, os colégios, as sociedades científicas, incentivando a construção de obras públicas. a) Escreva as informações que a linha do tempo revela sobre o período monárquico brasileiro.
b) Na linha do tempo, foram destacadas algumas características do Imperador do Segundo Reinado. Com base nessas informações, cite os benefícios do seu governo para o Brasil.
- Química
Considere os sistemas apresentados a seguir:
I. Creme de leite.
II. Maionese comercial.
III. Óleo de soja.
IV. Gasolina.
V. Poliestireno expandido.
Destes, são classificados como sistemas coloidais: