(UNEAL)
Considere um bloco suspenso por uma mola, que oscila verticalmente em movimento harmônico simples. Sabendo-se que, no instante t = 0, o bloco está passando pela posição de equilíbrio, de cima para baixo, e que a velocidade escalar em função do tempo varia conforme a figura, é correto afirmar que a função horária do movimento, no SI, é
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O suco de repolho-roxo pode ser utilizado como indicador ácido-base em diferentes soluções. Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indicadora de pH, com valores de 1 a 14, mostrada a seguir.
Utilizando-se o indicador ácido-base e a escala para determinar o pH da saliva humana e do suco gástrico, têm-se respectivamente, as cores
- Matemática | 3.8 Tópicos Especiais
O pH é a medida que fornece o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância. O valor dele varia de 0 a 14, sendo pH = 7 a referência correspondente ao neutro. Se o pH de uma substância estiver acima de 7, diz-se que ela é alcalina, e, abaixo de 7, diz-se que ela é ácida. A água pura possui pH neutro, porém, à medida que ela absorve o dióxido de carbono liberado na atmosfera, é formado ácido carbônico, o qual reduz o pH dela.
A água de um lago localizado em uma área com grande fluxo de veículos tem seu pH variando, periodicamente, ao longo do dia dependendo do aumento ou da redução da quantidade de veículos que transitam pelo local. O gráfico a seguir apresenta o pH da água em determinados horários do mesmo dia.
Observando o gráfico, estima-se que o período, em hora, da variação do pH é
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que, em pequenos grupos, descubram as frases que estão escritas nos quadros, colocando as palavras em ordem.
Persistir e tenta outra vez. e você muda a forma de fazer é quando não dá certo alguma coisa
mas não muda a forma de fazer. você tenta outra vez, Insistir é quando
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia com os alunos as palavras que estão no quadro a seguir.
2.2. Pergunte aos alunos: essas palavras indicam atitudes de quem tem persistência? Explique.
paciência – inovação – novas soluções – solucionar problemas
2.3. Solicite aos alunos que escrevam uma mensagem utilizando as palavras do quadro.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, conte para os alunos a história Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada.
Para inventar a lâmpada Thomas Alva Edison fez mais de 10 mil experimentos. Certo dia, questionado sobre seu fracasso, ele respondeu: Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar. Observem que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes.
3.2. Professor, pergunte aos alunos se Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada, foi insistente ou persistente. Peça que justifiquem suas respostas.
3.3. Peça aos alunos que relatem duas situações: uma que foram persistentes e outra que foram insistentes. Pergunte aos alunos em qual das situações eles conseguiram resolver de um jeito melhor, sem birra ou cara emburrada.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UDESC) Os esquemas dos ciclos biogeoquímicos mostram as vias de entrada e saída de diferentes compostos químicos nos seres vivos, entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. Na figura abaixo, tem-se uma representação esquemática do ciclo do fósforo, importante elemento químico para os seres vivos.
Analise as proposições em relação a este elemento químico e ao seu ciclo na natureza.
I. O fósforo é importante para os seres vivos, na sua forma de íon fosfato, pois entra na composição química de moléculas como os ácidos nucleicos e de moléculas envolvidas no fornecimento de energia para as células.
II. Podem-se caracterizar dois ciclos do fósforo: um mais curto, feito diretamente entre seres vivos, solo e água. Outro, mais longo, que envolve a sedimentação do elemento, formação de rochas, movimentos geológicos e decomposição das rochas.
III. Os seres vivos podem eliminar o fosfato pelas fezes.
IV. O fosfato combinado a um glicerídeo forma os fosfolipídios, principal componente das membranas celulares.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia
A figura mostra o encontro de duas células, um espermatozoide e um ovócito humano, momentos antes da fecundação.
Considerando as divisões celulares que deram origem a essas células, é correto afirmar que o sexo da criança que será gerada foi definido na: