(UNEAL)
Considere um bloco suspenso por uma mola, que oscila verticalmente em movimento harmônico simples. Sabendo-se que, no instante t = 0, o bloco está passando pela posição de equilíbrio, de cima para baixo, e que a velocidade escalar em função do tempo varia conforme a figura, é correto afirmar que a função horária do movimento, no SI, é
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Leia o excerto abaixo.
O almirante, também, tinha grande confiança nos talentos guerreiros e de estadista de Floriano. A sua causa não ia lá muito bem. Perdera-a em primeira instância, estava gastando muito dinheiro... O governo precisava de oficiais de Marinha, quase todos estavam na revolta.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 152.
O trecho citado tem como pano de fundo um importante episódio da História do Brasil, conhecido como:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
O PTC (feniltiocarbamida) é uma substância desagradavelmente amarga para algumas pessoas e totalmente insípida para outras. A sensibilidade pelo gosto amargo da substância é determinada por um alelo dominante. Com base nessas informações, se um homem sensível ao PTC, filho de mãe normal, casa-se com uma mulher insensível ao gosto da substância, a probabilidade de o casal ter 5 filhos, em gestações consecutivas, todos sensíveis ao gosto amargo do PTC, é de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o trecho sobre a OIT para responder à questão. [...] Naquela época, muita gente arregaçou as mangas e começou a discutir como fazer para que as crianças não perdessem a infância no trabalho. Era a preocupação da OIT quando iniciou o Programa de Eliminação do Trabalho Infantil, no Brasil. Muita coisa aconteceu desde então. Muitos setores da sociedade se organizaram para acabar com o trabalho precoce. Foi criado um Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que lutou muito contra ele. E o governo passou a olhar para essas crianças e a aplicar soluções parciais como a bolsa-escola, para melhorar sua vida. Mesmo assim ainda é pouco [...] AZEVEDO, Jô. HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007, p. 14.
Enunciado:
Identifique, no texto, as ações realizadas pela sociedade civil e pelo governo brasileiro para combater o trabalho infantil.
- Química | 2.6 Eletroquímica
O potencial padrão de redução de um par redox informa sobre a força oxidante desse par. Considere a tabela abaixo, que relata o comportamento de diferentes eletrodos quando mergulhados em certas soluções.
ELETRODO
SOLUÇÃO
OBSERVAÇÃO
Zn
NiSO4
Mudança da cor do eletrodo
Pb
NiSO4
Nada aconteceu
Pb
CuSO4
Mudança da cor do eletrodo
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o potencial padrão de redução com seu par redox:
1. -0,25 V
( ) Cu / Cu²+
2. -0,13 V
( ) Zn / Zn²+
3. 0,76 V
( ) Pb / Pb²+
4. + 0,34 V
( ) Ni/Ni²+
Assinale a sequência CORRETA encontrada.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. (...) Nem paz nem guerra, e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua destruição. Desaparecia a política como interlocução. (...) É precisamente isso que aconteceu: a arma da lógica foi substituída pela lógica das armas. (...)
ARBEX JUNIOR, José. Guerra Fria: O Estado terrorista. São Paulo: Moderna, 2005, p. 10. (Fragmento).
A) Identifique o contexto histórico mencionado no texto.
B) Identifique os blocos aos quais o texto se refere e os seus respectivos líderes.
C) Interprete a frase a seguir:
Nem paz nem guerra, e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua destruição.