(UNIT) Um rapaz se pendura na extremidade de uma corda de 10,0 m de comprimento, presa a um galho de árvore. Nessa situação, o rapaz oscila descrevendo um arco de 4,0 cm de comprimento. Analisando-se as afirmativas, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Se o rapaz oscilar segundo um arco de 8,0 cm, o período de oscilação dobrará.
( ) Se o rapaz tivesse uma massa duas vezes maior do que efetivamente tem, o período de oscilação ficaria reduzido à metade.
( ) Se o comprimento da corda for reduzido a um quarto, o período de oscilação ficará reduzido à metade.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder. Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra). Foram eles que, através de suas palavras, teriam criado o mundo. Desse mito, talvez, tenha nascido a crença no poder das palavras divinas. Os filhos desses deuses estavam um degrau abaixo na escala de poder divino. Eram milhares de divindades, cada uma responsável por um aspecto do mundo, por uma parte do universo, agindo com o intuito de manter em funcionamento o plano iniciado por seus pais. Os mesopotâmicos acreditavam que esses deuses, principalmente os deuses criadores, estavam muito distantes e muito ocupados com suas tarefas para dar atenção às necessidades dos homens. Assim, para suprir as carências humanas, também existiam os deuses pessoais que cuidavam da orientação de cada indivíduo e de sua família.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mesopotamia---religiao-o-politeismo-e-o-mito-do-diluvio.htm Acesso em: 12 de nov. 2016.
Enunciado:
a) Explique o significa politeísmo.
b) Retire do texto o trecho que reforça a característica politeísta da religião da mesopotâmia.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, Michael Phelps foi considerado uma máquina de bater recordes. Naquele ano, ele completou 23 anos. Bob Bowman era seu treinador desde que ele tinha 11 anos.
Há quanto tempo Bob Bowman já treinava Phelps nas Olimpíadas de Pequim?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA
35. Texto base: As crianças indígenas, desde que nascem, aprendem muito na relação com seus parentes. Na sociedade indígena, não existe a separação, adultos e crianças, pois ambos convivem num mesmo espaço. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... (...) Disponível em < http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/aprender>. Acesso em: 22 de outubro 2015. As aldeias sofreram transformações ao longo dos anos, e, hoje, muitas tribos usam roupas como as pessoas das cidades. Continuam alimentando-se da colheita, da pesca e da caça. Moram em ocas ou locais seguros junto aos seus familiares. Algumas crianças frequentam escolas e outras não. A tecnologia chegou em algumas aldeias, usam computadores, celulares, mas preferem as brincadeiras ao ar livre.
Enunciado:
1. Compare o modo de vida de uma criança indígena com o seu modo de vida. Para isso, resolva as seguintes atividades.
a) A maneira como as crianças indígenas vivem (local, lazer, costumes) é a mesma da sua maneira de viver? Explique sua resposta.
b) Cite um exemplo de algo que você admira no modo de vida delas e que não pertence ao seu cotidiano. Explique sua escolha.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Write definitions using who, which or where.
(A) A classroom is a place ________________ students learn things.
(B) Soap opera is a series of television or radio program _________________shows the lives and problems of a particular group of characters.
(C) A countryside is a land not in towns, cities or industrial areas _______________ is either used for farming or left in its natural condition.
(D) A countryman is a person ______________ lives in or was raised in the countryside and not in a town.
(E) A satellite is a natural object _______________ moves round a larger object in space.
(F) Shuttle is a vehicle or an aircraft ______________ travels regularly between two places.
- Matemática | 8.2 Permutação
Nove cartões, com os números de 11 a 19 escritos em um dos seus versos, foram embaralhados e postos um sobre o outro de forma que as faces numeradas ficaram para baixo. A probabilidade de, na disposição final, os cartões ficarem alternados entre pares e ímpares é de