(UNIPÊ) Na retina, camada que fica na parte posterior do olho, existem células fotorreceptoras que contêm cis-retinal. A incidência de luz sobre esse isômero transforma-o em trans-retinal e, no processo, um impulso elétrico é enviado ao cérebro. Os impulsos são interpretados e resultam em imagens. O olho dispõe de mecanismos capazes de reconverter o trans-retinal em cis-retinal e, assim, dar continuidade ao processo de visão.
Relacionando-se os conhecimentos sobre propriedades físicas e químicas com as estruturas do retinal, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.4 Transportes
(FUVEST 2005 1ª FASE) Observe o mapa: Ferrovias no Brasil - 1999.
Adapt. IBGE, 2003.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expansão da malha ferroviária no Brasil nas Regiões I e II.
Região I Região II
Produto Porto Produto Porto
- Química | 1.1 Introdução à Química
A ciência propõe formas de explicar a natureza e seus fenômenos que, muitas vezes, confrontam o conhecimento popular ou o senso comum. Um bom exemplo desse descompasso é a explicação microscópica da flutuação do gelo na água. Do ponto de vista atômico, podem-se representar os três estados físicos dessa substância como nas figuras a seguir, nas quais as bolas representam as moléculas de água.
Considerando-se as representações das moléculas de água nos três estados físicos e seu comportamento anômalo, é correto afirmar que
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais
- Datashow e apresentação de imagens de obras de Amilcar de Castro. Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/>. Acesso em: 12 dez. 2015.
- Papel colorplus preto. Um para cada criança.
- Moldes de circunferências, quadrados, triângulos e retângulos.
- Creative paper lumini ou semelhante. Meia folha de cada cor disponível no pacote, para cada criança.
- Quadrados de papel comum A4 qualquer cor. Um para cada criança.
- Tesoura.
- Cola branca de boa qualidade.
- Copinhos de café para colocar a cola, ou outro recipiente.
Procedimentos
1 º.Trabalhar com o conceito de escultura de Amilcar de Castro “Corte e dobra”. Apresentar breve biografia do artista e mostrar imagens de suas obras. Pode ser em uma apresentação de Power Point.
2 º.Experimentar com as crianças a técnica do corte e dobra, em um papel quadrado qualquer. Ajudá-los a transformar as figuras planas em esculturas tridimensionais e tentar colocá-las em pé, equilibradas.
3 º.Após a experimentação, iniciar os trabalhos com o papel lumini. Deixar pelos grupos os moldes de circunferências, triângulos, quadrados e retângulos.
4 º.Auxiliar as crianças no manuseio da tesoura, e nos cortes que farão para transformar as figuras planas em tridimensionais. Elas deverão fazer uma escultura de cada cor de papel recebido e reservar para a próxima etapa.
5 º.Quando todas as esculturas estiverem prontas, entregue o papel colorplus preto e peça às crianças para “organizarem”, de maneira criativa, as esculturas que fizeram nos papéis lumini, montando uma composição.
6 º.Depois de satisfeitas com o que fizeram, peça que colem as pontinhas das esculturas no papel preto. Coloque os trabalhos em exposição.
7 º.Deixe que as crianças apreciem a exposição e comentem umas com as outras, como conseguiram montar cada escultura que fizeram.
Imagens disponíveis em: <http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=82537>. Acesso em 12 dez. 2015.
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UEFS) O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) desenvolveu uma cana-de-açúcar resistente à broca-da-cana, que é a fase larval da mariposa Diatraea saccharalis, a principal praga dos canaviais. Esta nova variedade de cana foi obtida pela técnica ilustrada abaixo. 1) O gene Cry1Ab da bactéria Bacillus thuringiensis é clonado em laboratório.
2) Micropartículas de ouro são recobertas com cópias do gene Cry1Ab.
3) Com um canhão biobalístico, as micropartículas são bombardeadas sobre células meristemáticas da cana.
4) As células bombardeadas são cultivadas em laboratório até a formação de embriões.
5) A cana passa a produzir uma proteína tóxica para a broca-da--cana.
(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)
Essa nova variedade de cana-de-açúcar é considerada
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoMuitos trabalhos recentes de arte digital não consistem mais em objetos puros e simples, que se devem admirar ou analisar, mas em campos de possibilidades, programas geradores de experiências estéticas potenciais. Se já era difícil decidir sobre a paternidade de um produto da cultura técnica, visto que ela oscilava entre a máquina e os vários sujeitos que a manipulam, a tarefa agora torna-se ainda mais complexa.Se quisermos complicar ainda mais o esquema da criação nos objetos artísticos produzidos com meios tecnológicos, poderíamos incluir também aquele que está na ponta final do processo e que foi conhecido pelos nomes (hoje inteiramente inapropriados) de espectadores, ouvintes ou leitores: numa palavra, os receptores de produtos culturais.
MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993 (adaptado).
O autor demonstra a crise que os meios digitais trazem para questões tradicionais da criação artística, particularmente, para a autoria. Essa crise acontece porque, atualmente, além de clicar e navegar, o público: