(UEFS)
A bixina é um pigmento extraído da semente do urucum, planta usada pelos índios tamoios para pintar a pele e protegê-la de picadas de insetos. Em relação à bixina, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
Antes da geração do céu, teremos que rever a natureza do fogo, do ar, da água e da terra.
Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.
PlATÃO, Timeu (c. 360 a.C.).
Buscando compreender a diversidade de formas e substâncias que vemos no mundo, diversas culturas da Antiguidade elaboraram a noção de “quatro elementos” fundamentais, que seriam terra, água, ar e fogo. Essa visão de mundo prevaleceu até o início da Era Moderna, quando foi suplantada diante das descobertas da química e da física.
PlATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECh, 2011.
Do ponto de vista da ciência moderna, a descrição dos “quatro elementos” feita por Platão corresponde ao conceito de:
- Matemática | 10. Estatística
Dois amigos abriram um restaurante. No primeiro ano, o custo total com as despesas do restaurante chegou a 250 mil reais. A receita neste ano foi de 325 mil reais, obtendo assim um lucro de 75 mil reais (diferença entre a receita e o custo total). A tabela representa o custo total e a receita nos cinco primeiros anos.
De acordo com a tabela, a média anual do lucro, em milhar de real, ao longo dos cinco anos é:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está mostrada a seguir.
O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente,
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
No dispositivo representado na figura a seguir, um bloco de granito de massa 1500 kg é puxado para cima em um plano inclinado, com uma velocidade constante de 2,0 m/s por uma força F aplicada ao cabo. As distâncias indicadas são d1 = 40 m e d2 = 30 m, e o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano inclinado é 0,50. Considere g = 10 m/s2. O atrito na roldana e as massas da corda e da roldana são desprezíveis. Nessas condições, a potência desenvolvida pela força F aplicada ao bloco pelo cabo vale em kW:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNIT)
I. 2NO(g) + H2(g) → N2O(g) + H2O(g) etapa lenta
II. N2O(g) + H2(g) → N2(g) + H2O(g) etapa rápida
III. 2NO(g) + 2H2(g) → N2(g) + 2H2O(g)
A lei de velocidade de reação é representada por uma equação que mostra a relação entre a concentração molar de reagentes com a velocidade de uma reação química. A equação da velocidade de reação é determinada experimentalmente, e, para as reações elementares, os expoentes das concentrações são iguais aos dos reagentes na equação química. No entanto, nem sempre essa situação ocorre, porque, nas reações não elementares que se realizam em mais de uma etapa, os expoentes das concentrações não são iguais aos dos reagentes na lei de velocidade de reação.
Considerando-se que a reação química, representada pela equação química III, ocorre em duas etapas, I e II, é correto afirmar: