(UEFS) O Irã iniciou, em fevereiro de 2010, a produção de urânio enriquecido a 20%, na usina atômica de Natarz, anunciou o vice-presidente da república islâmica.
A partir da análise dessas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 15.1 Ponto
Uma empresa de transporte escolar, após mapear o local onde vai atuar, analisa os possíveis trajetos buscando minimizar o percurso desde a garagem (G), pegando os alunos (A1, A2, ..., A5) em suas residências, levando-os à faculdade (F) e, depois das aulas, trazendo-os de volta para suas residências. O mapa abaixo mostra as ruas, os pontos onde se localizam a garagem, as esquinas com pontos de parada para pegar os alunos e a faculdade.
As ruas, perpendiculares e(ou) paralelas, com as paralelas a 400 metros uma da outra, permitem o tráfego nos dois sentidos. Saindo da garagem G, pegando os alunos, levando-os à faculdade F e fazendo o mesmo percurso na volta, o menor percurso total medirá:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UFAM) Dos experimentos de Mendel, cruzando uma ervilha lisa com uma ervilha rugosa (ambas homozigotas), qual é a proporção correta para a geração F2?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Anabolismo e catabolismo são processos celulares antagônicos, que são controlados principalmente pela ação hormonal. Por exemplo, no fígado a insulina atua como um hormônio com ação anabólica, enquanto o glucagon tem ação catabólica e ambos são secretados em resposta ao nível de glicose sanguínea. Em caso de um indivíduo com hipoglicemia, o hormônio citado que atua no catabolismo induzirá o organismo a:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(FITS) O mundo mineral é formado por substâncias denominadas inorgânicas. Essas substâncias apresentam comportamento químico semelhante, e assim são agrupadas segundo suas propriedades funcionais, constituindo as denominadas funções inorgânicas. O ser humano processa substâncias minerais para o benefício da sociedade, sendo assim, a partir da análise dessas informações, pode-se concluir corretamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto "Você e a biodiversidade" para responder a questão.
Você e a biodiversidade
Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem. Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.
Agora, imagine
Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva? Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam? Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas? Disponível em: http://www.natura.podbr.com/p/biodiversidade/biodiversidade.html. Acesso em 13 jan. 2012.
Enunciado:
(A) Na primeira parte do texto, predominam verbos no modo imperativo. São eles: abra, tente, perceba.
Justifique a importância desses verbos para a construção de sentido do texto.
(B) Na segunda parte do texto: "Agora, imagine.", alguns verbos estão no pretérito imperfeito do subjuntivo: fossem, estivessem, desaparecessem.
Justifique a utilização do modo subjuntivo nesta parte do texto