(UNINORTE) O cobalto 57 e o selênio 75 são radioisótopos utilizados no diagnóstico de doenças relacionadas ao metabolismo da vitamina B12 e ao pâncreas, respectivamente. As emissões desses radionuclídeos, ao serem introduzidos no organismo, são detectadas por sensores apropriados e fornecem informações sobre o funcionamento dos órgãos.
Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre os modelos atômicos e a radioatividade, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | E. Geradores e Receptores
(BAHIANA) Unidades hospitalares utilizam geradores elétricos para se prevenir de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Considerando-se um gerador elétrico de força eletromotriz 120,0V e resistência interna 4,0Ω que gera potência elétrica de 1200,0W, quando ligado a um circuito externo, é correto afirmar, com base nessas informações e nos conhecimentos de eletricidade, que
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: "Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho". Livres os negros, as cidades seriam invadidas por "turbas ignaras", "gente refratária ao trabalho e ávida de ociosidade". A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. Veio a Abolição, o Apocalipse ficou para depois e o Brasil melhorou (ou será que alguém duvida?). Passados dez anos do início do debate em torno das ações afirmativas e do recurso às cotas para facilitar o acesso dos negros às universidades públicas brasileiras, felizmente é possível conferir a consistência dos argumentos apresentados contra essa iniciativa. De saída, veio a advertência de que as cotas exacerbariam a questão racial. Essa ameaça vai completar 18 anos e não se registraram casos significativos de exacerbação.
GASPARI, E. As cotas e a urucubaca. Folha de S. Paulo, 3 jun. 2009
O argumento elaborado pelo autor sugere que as censuras às cotas raciais são
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UNESP) A concentração de cloreto de sódio no soro fisiológico é 0,15 mol/L. Esse soro apresenta a mesma pressão osmótica que uma solução aquosa 0,15 mol/L de:
- Inglês - Fundamental | 02. Modal Verbs
Modal verbs We use modal verbs to show if we believe something is certain, probable or possible (or not). We also use modals to do things like talking about ability, asking permission making requests and offers, and so on.
Available at: <https://learnenglish.britishcouncil.org/en/english-grammar/verbs/modal-verbs>Accessed on: May 24, 2015.
Enunciado:
All the sentences from the board have modal verbs. Select them according to the ideas (obligation, possibility, prohibition) they transmit.
1- You must wear school uniform.
2- You might do tests and exercises in pairs.
3- Your car must not go on when the traffic light is red.
4- You have to respect the traffic signs.
5- Drivers can’t talk on cell phones while driving.
6- We may be lost in this city. Let’s buy a map!
OBLIGATION / NECESSITY
POSSIBILITY
PROHIBITION
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Figuras de Sintaxe
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Você acha que a palavra bonito deve ser analisada – comparando os conceitos obtidos nos dicionários e as ‘raízes profundas’ divulgadas no contexto –, de acordo com um discurso pronunciado ou escrito nos dias atuais? Por quê?