(UNINORTE) O cobalto 57 e o selênio 75 são radioisótopos utilizados no diagnóstico de doenças relacionadas ao metabolismo da vitamina B12 e ao pâncreas, respectivamente. As emissões desses radionuclídeos, ao serem introduzidos no organismo, são detectadas por sensores apropriados e fornecem informações sobre o funcionamento dos órgãos.
Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre os modelos atômicos e a radioatividade, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
Para um mergulhador, cada 5 m de profundidade atingida corresponde a um acréscimo de 0,5 atm na pressão exercida sobre ele. Admita que esse mergulhador não consiga respirar quando sua caixa toráxica está submetida a uma pressão acima de 1,02 atm.
Para respirar ar atmosférico por um tubo, a profundidade máxima, em centímetros, que pode ser atingida pela caixa torácica desse mergulhador é igual a:
- Física | 4.3 Refração da Luz
Em um experimento, coloca-se glicerina dentro de um tubo de vidro liso. Em seguida, parte do tubo é colocada em um copo de vidro que contém glicerina e a parte do tubo imersa fica invisível.
Esse fenômeno ocorre porque a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Soneto de fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
MORAES, Vinicius de. Soneto de fidelidade. In: Os cem melhores poemas brasileiros do século.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 101.
Releia o último verso do soneto.
Mas que seja infinito enquanto dure.
Que ideia exprime o termo destacado?
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
(FPP) Além das palavras
No consultório psiquiátrico, apenas uma parte das informações é verbalizada pelos pacientes. Outra tem a ver com o olhar do médico: uma avaliação de gestos, posturas e outros sinais que podem ajudar a compreender o estado de saúde mental em que uma pessoa se encontra. Uma proposta de sistematização desse ‘olho clínico’ foi apresentada por pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), que elaboraram um checklist de posturas, gestos e expressões típicos de pacientes com depressão.
O estudo foi realizado no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário, ambos ligados à USP, sob a supervisão da farmacologista Clarice Gorenstein. Em vez de seguirem apenas o protocolo corrente de diagnóstico de depressão, baseado em perguntas e respostas, avaliadores preencheram um formulário detalhado sobre as expressões faciais e corporais dos pacientes durante entrevistas clínicas. As entrevistas também foram filmadas, para análise objetiva do comportamento dos pacientes.
“Elaboramos uma lista de comportamentos corporais favoráveis ou não ao contato social para analisar os pacientes, além de fazer as perguntas padrão”, relata a pesquisadora e psicóloga Juliana Teixeira Fiquer, que realizou seu pós-doutorado com o estudo. “Sinais como inclinar o corpo para frente na direção do entrevistador, ou encolher os ombros, fazer movimentos afirmativos ou negativos com a cabeça, fazer contato ocular ou não, rir ou chorar são alguns dos 22 comportamentos que selecionamos”, exemplifica.
Disponível em: João Paulo Rossini. Instituto Ciência Hoje – RJ. Em abril de 2016. Com adaptações.
A construção e manutenção de sentido do texto dependem, entre outras características, do emprego da pontuação. A respeito da pontuação empregada no texto que revela o estudo para diagnóstico de depressão, é correta a análise feita em:
- Matemática | 09. Probabilidade
Em uma fábrica de confecção de roupas, as peças produzidas passam por uma análise de qualidade. O histórico dessas análises permitiu concluir que cerca de 10% da produção possui alguma falha que demanda ajustes.
Considere que sejam escolhidas, ao acaso, três peças da produção dessa fábrica.
A probabilidade estimada de que ao menos uma delas apresente necessidade de ajuste é