Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente.
SILVA FILHO. A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará: Secult-CE. 2001 (adaptado).
Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a
Questões relacionadas
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
Considere que um cientista tenha descoberto um novo sistema de grupo sanguíneo para seres humanos. O sistema envolve dois antígenos, P e Q, cada um determinado por um alelo diferente de um gene chamado de N. Os alelos para esses antígenos são mais ou menos igualmente frequentes na população geral.
Considerando-se que NP e NQ são codominantes, é correto afirmar:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem
.
Disponível em: <http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/2013_03_15_archive.html>. Acesso em: 17 de nov. 2015.
Enunciado:
O profissional ao lado desenvolve um importante trabalho para o processo da investigação histórica. Esse profissional é o
- Física | B. Vetorial
(UEFS) A figura representa um tipo específico de engrenagens, denominado trem de engrenagens planetárias, utilizado quando se necessita que a rotação de entrada gire no mesmo sentido da rotação de saída.
Sabendo-se que o diâmetro da engrenagem maior é seis vezes o diâmetro da engrenagem menor, é correto afirmar que, quando o eixo de um motor, que gira com frequência f, for introduzido no centro da engrenagem maior, a frequência de rotação da engrenagem menor será igual a
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UEPB) Observe as fotos abaixo, elas são respectivamente:
1) do Muro de Berlim, na Alemanha;
2) da fronteira dos Estados Unidos com o México;
3) da cidade eslovaca de Ostrovany, para separar os moradores de uma comunidade de ciganos e
4) do muro na favela Dona Marta, construído pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Com base nas imagens, assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas.
( ) A queda do Muro da Vergonha, como era designado o muro de Berlim, significou o fim das intolerâncias ideológicas, o que estimulou o grande fluxo migratório em todo o mundo agora globalizado, interdependente e sem fronteiras.
( ) O fim da Guerra Fria teve como maior símbolo a derrubada do muro de Berlim, porém outros “muros da Vergonha” passaram a ser erguidos, agora não mais ideológicos, mas étnicos, políticos, econômicos e sociais.
( ) A globalização eliminou as fronteiras para o capital e criou uma integração econômica entre as nações do mundo, mas aprofundou as desigualdades entre ricos e pobres com a criação de barreiras que não são apenas simbólicas, são cada vez mais, também físicas, entre territórios nacionais e dentro dos territórios de uma mesma nação.
( ) Os muros que se erguem em quase todas as partes do mundo mostram o crescimento dos radicalismos, das intolerâncias e da xenofobia que alimenta as políticas demográficas de extrema direita nos países do primeiro mundo e provoca a morte de muitos que tentam escalar tais muros.
Assinale a sequência correta das assertivas.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
Pensar la lengua del siglo XXI
Aceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y con ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra.
Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblo aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.
LARA, L. F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.
O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar que