(UNEB) “Doenças que afetam grande número de brasileiros e causam muitas mortes, a tuberculose e a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) recebem uma atenção diferenciada do sistema público de saúde. Quando as duas doenças estão associadas, porém, a situação é ainda mais preocupante, já que essa coinfecção aumenta o risco de morte”. Uma amostra de bactéria Mycobacterium tuberculosis é vista por um microscópio composto, constituído por uma lente objetiva, de distância focal igual a 6,0 mm, e uma lente ocular, de aumento linear transversal de, aproximadamente, 11,4.
Colocando-se a amostra a 6,1 mm do centro óptico da lente objetiva, a imagem final fornecida pelo microscópio composto terá a ampliação, em módulo, de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FGV) Muitos experimentos importantes para o desenvolvimento científico ocorreram durante o século XIX. Entre eles, destaca-se a experiência de Millikan, que determinou a relação entre a carga q e a massa m de uma partícula eletrizada e que, posteriormente, levaria à determinação da carga e da massa das partículas elementares. No interior de um recipiente cilíndrico, em que será produzido alto vácuo, duas placas planas e paralelas, ocupando a maior área possível, são mantidas a uma curta distância d e entre elas é estabelecida uma diferença de potencial elétrico constante U. Variando-se d e U é possível fazer com que uma partícula de massa m eletrizada com carga q fique equilibrada, mantida em repouso entre as placas. No local da experiência, a aceleração da gravidade é constante de intensidade g.
Nessas condições, a relação q/m será dada por
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os impactos positivos da biotecnologia na agricultura envolvem o aprimoramento das práticas de cultivo, a redução da quantidade e melhoria na qualidade dos produtos agrícolas e o aumento da renda dos produtores.
Disponível em: www.cib.org.br. Acesso em: 26 jul.2011 (adaptado).
Um argumento que mostra uma desvantagem da utilização da biotecnologia para a sociedade, de modo geral, é
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS) O campo elétrico entre as placas mostradas na figura é E = 2,0.104N/C e a distância entre elas é d = 7,0mm. Considere que um elétron seja liberado, a partir do repouso, nas proximidades da placa negativa, a carga do elétron em módulo igual a 1,6.10-19C e a sua massa igual 9,1.10-31kg.
Nessas condições, o módulo da velocidade do elétron, em m/s, ao chegar à placa positiva, é de
- Língua Portuguesa | D. Regência
(UFPR) A épica narrativa de nosso caminho até aqui
Quando viajamos para o exterior, muitas vezes passamos pela experiência de aprender mais sobre o nosso país. Ao nos depararmos com uma realidade diferente 1daquela em que estamos imersos cotidianamente, o estranhamento serve de alerta: deve haver uma razão, um motivo, para que as coisas funcionem em cada lugar de um jeito. Presentes diferentes só podem resultar de passados diferentes. Essa constatação pode ser um poderoso impulso para conhecer melhor a nossa história.
Algo assim vem ocorrendo no campo de estudos sobre o Sistema Solar. O florescimento da busca de planetas extrassolares – aqueles que orbitam em torno de outras estrelas – equivaleu a dar uma espiadinha no país vizinho, para ver como vivem “seus habitantes”. Os resultados são surpreendentes. Em certos sistemas, os planetas estão tão perto de suas estrelas que completam uma órbita em poucos dias. Muitos são gigantes feitos de gás, e alguns chegam a possuir mais de seis vezes a massa e quase sete vezes o raio de Júpiter, o grandalhão do nosso sistema. Já os nossos planetas rochosos, classe em que se enquadram Terra, Mercúrio, Vênus e Marte, parecem ser mais bem raros do que imaginávamos a princípio.
A constatação de que somos quase um ponto fora da curva (pelo menos no que tange ao nosso atual estágio de conhecimento de sistemas planetários) provocou os astrônomos a formular novas teorias para explicar como o Sistema Solar adquiriu sua atual configuração. 2Isso implica responder perguntas tais como quando se formaram os planetas gasosos, por que estão nas órbitas em que estão hoje, de que forma os planetas rochosos surgiram etc.
Nosso artigo de capa traz algumas das respostas que foram formuladas nos últimos 15 a 20 anos. Embora não sejam consensuais, teorias como o Grand Tack, o Grande Ataque e o Modelo de Nice têm desfrutado de grande prestígio na comunidade astronômica e oferecem uma fascinante narrativa da cadeia de eventos que pode ter permitido o surgimento da Terra e, em última instância, da vida por aqui. [...]
Paulo Nogueira, editorial de Scientific American – Brasil – nº 168, junho 2016.
Considere a estrutura “daquela em que estamos imersos” (ref. 1) e compare-a com as seguintes
1. o espaço __________ que moramos...
2. a organização __________ que confiamos...
3. a cidade __________ que almejamos...
4. os problemas __________ que constatamos nos relatórios...
Tendo em vista as normas da língua culta, a preposição “em” deveria preencher a lacuna em:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIT) Queda no número de colmeias intriga pesquisadores e acende a luz de alerta, apontando que algo está em desequilíbrio e que é preciso tomar medidas urgentes para reverter este quadro, pois as abelhas são responsáveis não apenas pela produção de mel, mas principalmente por contribuírem, de forma significativa, na produção mundial de alimentos.
(QUEDA NO..., 2015)
As abelhas são insetos sociais voadores que vivem em colônias organizadas, em que cada indivíduo possui funções bastante definidas.
Sobre a reprodução das abelhas, é correto afirmar: