(UEFS)
FeS(s) ↔ Fe2+(aq) + S2 –(aq) Kps = 5 . 10– 18
Como todo equilíbrio químico, o equilíbrio heterogêneo obedece à Lei da Ação das Massas, que, nesse caso, deve ser aplicada à fase aquosa. O produto de solubilidade ou constante de solubilidade do sulfeto de ferro (II) pode ser escrito na forma Kps = [Fe2+] [S2−].
Considerando-se essas informações, é correto afirmar
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNIC)
I. Zn(s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2(g)
II. Au(s) + H2SO4(aq) → não há formação de novas substâncias químicas.
As propriedades físicas e químicas das substâncias são utilizadas para a caracterização e identificação, a exemplo das propriedades físicas apresentadas na tabela e as reações químicas representadas pelas equações químicas I e II.
A partir da análise dessas informações, é correto afirmar: - Geografia | 5.3 Urbanização
O trânsito nas grandes cidades se transformou em problema que exige criatividade e pesados investimentos. A multiplicação dos acidentes, congestionamentos quilométricos e a poluição urbana, por exemplo, preocupam a sociedade. A indústria, por sua vez, teve de investir tanto em segurança ativa, facilitando o controle do veículo pelo motorista, quanto passiva, a fim de diminuir as consequências dos sinistros. A preocupação ambiental engloba também o trânsito, mas uma solução efetiva nessa área não pode se restringir à escolha de combustíveis pouco poluentes. A escritora Raquel de Queiroz, fazendo uma reflexão bem-humorada, em artigo da revista ‘O Cruzeiro’, desafiava o leitor a imaginar como seriam as cidades da década de 1970 com carruagens puxadas por cavalos: “a poluição causada pelos excrementos dos animais literalmente sufocaria a todos”.
Disponível em: http://www.primeiramao.com.br. Acesso em: 20 set. 2008 (adaptado).
Com base no texto anterior e na situação atual do trânsito, infere-se que
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFJF) Uma espécie vegetal possui 2n = 10 cromossomos em suas células somáticas. Um estudante, ao analisar células meióticas desta espécie, observará na metáfase I um total de:
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O mercado de beleza em 2015: crescimento e investimento das empresas
O cuidado com o corpo tem conquistado mais adeptos entre mulheres e homens; hoje, a lista de produtos de beleza que são indispensáveis está bem mais ampla. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cada vez mais se consolida dentro da economia brasileira, e seu papel é fundamental nos aspectos econômicos, financeiros, sociais e também na contribuição em iniciativas sustentáveis.
(Disponível em http://www.hairbrasil.com. Acesso em 04 out. 2015. Adaptação.)
A palavra “perfume” vem do latim per, que significa “origem de”, e fumare, que é “fumaça”, isso porque seu uso originou-se, provavelmente, em atos religiosos, em que os deuses eram homenageados pelos seus adoradores por meio de folhas, madeiras e materiais de origem animal, que, ao serem queimados, liberavam uma fumaça com cheiro doce, como o incenso. Os perfumes são formados, principalmente, por uma fragrância, que é a essência ou óleo essencial; por etanol, que atua como solvente; e por um fixador. A estrutura de algumas essências usadas em perfumes é mostrada a seguir.
Leia as proposições seguintes, referentes às estruturas mostradas acima.
I. O grupo carbonila presente no composto I pertence a uma cetona, enquanto, no composto II, pertence a um aldeído.
II. A nomenclatura oficial do composto II é 3,7-dimetil-oct-2,6-dien-1-ol, e sua fórmula molecular é C10H18O
III. A nomenclatura oficial do composto III é 10-undecanal.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UNESP) Um coqueiro (Cocos nucifera) pode atingir até 30 metros de altura e produzir até 80 frutos por ano. Cada fruto, ainda verde, tem em média 289 mL de água, na qual estão dissolvidos açúcares e sais minerais.
Por analogia, os frutos de um coqueiro assemelham-se à caixa d’água de uma residência. Em ambos os casos, a água obtida ao nível do solo é armazenada, em grande quantidade, metros acima do nível desse solo.
Para que a água ascenda à caixa d’água e à copa do coqueiro, é necessário que,