(UESB)
A figura representa um objeto extenso situado em diversas posições diante de uma lente esférica disposta perpendicularmente ao eixo principal. Sabendo-se que A é o ponto antiprincipal objeto, F é o foco principal objeto e a lente é gaussiana, com base nos conhecimentos sobre a óptica geométrica, é correto afirmar que a imagem conjugada pela lente do objeto que se encontra na posição
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.3 Helenismo
Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.
LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988.
O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:
- Matemática | A. Potenciação
(ENEM 2017 LIBRAS)
Medir distâncias sempre foi uma necessidade da humanidade. Ao longo do tempo fez-se necessária a criação de unidades de medidas que pudessem representar tais distâncias, como, por exemplo, o metro. Uma unidade de comprimento pouco conhecida é a Unidade Astronômica (UA), utilizada para descrever, por exemplo, distâncias entre corpos celestes. Por definição, 1UA, equivale à distância entre a Terra e o Sol, que em notação científica é dada por milhões de quilômetros.Na mesma forma de representação, 1UA, em metro, equivale a
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças estavam brincando de cabo de guerra no pátio da escola. No início da brincadeira 12 crianças estavam participando. Algumas crianças saíram. Veja como a brincadeira ficou. SMOLE, Kátia Stocco (Org). Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Enunciado:
1. Quantas crianças havia ao todo?
2. Faça os cálculos e descubra quantas crianças saíram da brincadeira.
3. Quantas crianças continuaram a brincar?
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(FATEC) O heredograma apresentado mostra a distribuição de certa característica hereditária em uma família composta por 9 indivíduos. Essa característica é determinada por um único par de genes com dominância completa. Os símbolos escuros representam indivíduos que apresentam a característica e os claros, indivíduos que não a possuem.
Com base na análise da figura, está correto afirmar que são heterozigotos, obrigatoriamente, somente os indivíduos
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto:
O Noviço
Florência: O rapaz não tem inclinação nenhuma para ser frade. [...]
Mestre: O dia que o Sr. Carlos sair do convento será para mim um dia de descanso. [...] Não se passa só um dia em que se não tenha de lamentar alguma travessura desse moço [...].
Florência: Foi sempre assim, desde pequeno.
Ambrósio: E seria uma crueldade violentar-lhe o gênio.
Mestre: E se o conheciam, senhores, para que o obrigaram a entrar no convento, a seguir uma vida em que se requer tranquilidade de gênio?
Florência: Ah, não foi por meu gosto, meu marido é que persuadiu-me.
Ambrósio, com hipocrisia: Julguei assim fazer um serviço agradável a Deus.
Mestre: Deus, senhores, não se compraz com sacrifícios alheios.
PENA, Martins. O noviço. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp081949.pdf>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
O vocativo destacado no texto produz o efeito de: