(UERN) Uma câmara fotográfica deve produzir, sobre o filme, a imagem de um objeto real situado a 50,0 cm da lente. Sabendo-se que a imagem é 10 vezes menor do que o objeto e levando-se em conta o referencial de Gauss, é correto afirmar que a
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) A figura é uma representação das etapas do clássico experimento realizado por Pasteur no século XIX.
Uma análise do experimento e suas repercussões na ciência permitem afirmar:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel canson formato A4
- Giz de cera
- Cola relevo – cores variadas
- Lápis de cor
- Canetinha
- Fotos impressas da obra “A Sala Vermelha - Henri Matisse”, no tamanho de 10x15 cm
Disponível: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Fauvismo.
“ Fauvismo: Escola que utiliza cores vibrantes e livre tratamento da forma na representação
do mundo, iniciando a redução da linguagem da pintura a seus meios de expressão
essenciais : cor, forma e pincelada [Matisse está entre os seus expoentes.].
Disponível: https://www.google.com/search?q=fauvismo&oq=fauvismo&aqs=chrome..69i57j0l5.2305j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “ A Sala Vermelha – Matisse” e falar um
pouco sobre esta obra.
“Matisse pintou “A Sala Vermelha” em 1908. O próprio artista definiu essa tela como um
painel decorativo e foi produzida para a sala de jantar da mansão de um famoso colecionador
russo chamado Sergey Shchukin, no tamanho de 180,5 x 221 cm
. Matisse sempre usou cores puras e o branco em suas telas, com o objetivo de criar uma
atmosfera cheia de luz em suas pinturas. Ao invés de usar modelagem ou sombreamento
para dar volume e estrutura para suas fotos, Matisse usava áreas contrastantes de cor pura.
Essas ideias permaneceram sempre importantes em toda a sua carreira.
. Sua arte sempre valorizou imagens decorativas. No entanto, embora o artista ser
popularmente conhecido como um pintor dedicado ao prazer e ao contentamento, o uso da
cor em sua obra é muitas vezes deliberado, causando desorientação e inquietamento ao
observador de seus quadros.
. A figura humana foi fundamental para o trabalho de Matisse, tanto na escultura quanto na
pintura. Às vezes a figura humana era fragmentada duramente, outras vezes tratava isso
como um elemento decorativo, curvilíneo. Alguns de seus trabalhos refletem o humor e a
personalidade de seus modelos, mas frequentemente Matisse usava seus modelos como
veículos para extravasamento de seus próprios sentimentos.
. Estudiosos da década de 1950 descrevem Matisse e o Fauvismo como precursores do
Expressionismo Abstrato e de grande parte da arte moderna, mas, até hoje, a arte de
Matisse continua a seduzir não apenas artistas, mas também colecionadores, que compram
suas pinturas por mais de US$ 17 milhões.”
Fonte: https://www.mestresdapintura.com.br/blog/cores-inquietantes-desorientadoras-de- matisse/
Fonte: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
- O professor vai propor para as crianças a releitura da obra citada acima.
- O professor deverá entregar para cada criança o papel canson e o impresso com o desenho
da obra.
- Pedir as crianças para fazerem um desenho, se inspirando nesta obra.
- Depois do desenho feito, incentive as crianças a colorir, utilizando cores bem fortes.
- O professor pode sugerir que as crianças façam o acabamento nos desenhos utilizando a cola
relevo.
- É importante lembrar as crianças que o uso de cores vibrantes e o preenchimento de todas as
áreas do desenho são características marcantes do fauvismo.
- Depois de todos os trabalhos prontos, o professor deverá escolher um local na escola para
expor os trabalhos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
O mapa a seguir mostra em destaque uma região bastante particular na Europa
Disponível em: <http://opiniaoepontodevista.blogspot.com.br/2011/01/> Acesso: 15 mar. 2013.
A) Identifique a região e os países que a compõem.
B) Apresente 2 fatores naturais e 2 socioeconômicos que diferem essa região das demais da Europa Ocidental.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
Disponível: https://falaremartes.wordpress.com/6o-ano-forma/
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/forma.html
- Peça aos alunos para desenhar uma forma geométrica, de livre escolha, variando seu
tamanho e posição.
- Lembrete: fazer o desenho no verso do E.V.A.
- Depois de todas as formas desenhadas, recortá-las.
- Começar a fazer a composição no papel cartão. Explique para os alunos que as técnicas de
sobreposição e variação de tamanho das formas são essenciais neste tipo de trabalho.
- Instrua os alunos para primeiro montar as formas no papel e só depois de definidos os
lugares, colar.
- Incentive os alunos a usar várias cores de E.V.A e também usar o E.V.A brilhante, nesta
Colagem.
- Vai ser uma atividade super interessante.
-Exponha os trabalhos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/a-arte-de-recortar-e-colar-oficina/
- Língua Portuguesa | C. Concordância
E a indústria de alimentos na pandemia?
O editorial da edição de 10 de junho do British Medical Journal, assinado por professores da Queen Mary University of London, na Inglaterra, propõe uma reflexão tão interessante que vale provocá-la entre nós, aqui também: a pandemia de Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outra pandemia, a de obesidade.
O excesso de peso, por si só, já é um fator de risco importante para o agravamento da infecção pelo Sars-CoV 2, como lembram os autores. A probabilidade de uma pessoa com obesidade severa morrer de Covid-19 chega a ser 27% maior do que a de indivíduos com obesidade grau 1, isto é, com um índice de massa corporal entre 30 e 34,9 quilos por metro quadrado, de acordo com a plataforma de registros OpenSAFELY.
O editorial cita uma série de outros dados e possíveis razões para a associação entre a má evolução de certos casos de Covid-19 e a obesidade. No entanto, o que mais destaca é o ambiente obesogênico que o novo coronavírus encontrou no planeta.
Nos Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da população apresentam um peso maior do que o recomendado para o bem da saúde. E, assim, os autores apontam o dedo para a indústria de alimentos que, em sua opinião, em todo o globo não parou de promover produtos ultraprocessados, com muito açúcar, uma quantidade excessiva de sódio e gorduras além da conta.
A crítica do editorial é mesmo cortante: “Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa não apenas pela pandemia de obesidade como pelos casos mais graves de Covid-19 e suas consequências devastadoras”, está escrito.
E os autores cobram medidas, lembrando que o confinamento exigido pela Covid-19 aparentemente piorou o estado nutricional das pessoas, em parte pela falta de acesso a alimentos frescos, em outra parte porque o pânico fez muita gente estocar itens ultraprocessados em casa, já que esses costumam ter maior vida de prateleira, inclusive na despensa.
Mas o que deixou os autores realmente desconfortáveis foram as ações de marketing de algumas marcas nesses tempos desafiadores. Todas, claro, querendo demonstrar o seu envolvimento com iniciativas de responsabilidade social, mas dando tiros que, para olhos mais atentos, decididamente saíram pela culatra. Por exemplo, quando uma indústria bem popular na Inglaterra distribuiu nada menos do que meio milhão de calóricos donuts para profissionais na linha de frente do National Health Service britânico.
A impressão é de que as indústrias de alimentos verdadeiramente preocupadas com a população, cada vez mais acometida pela obesidade, deveriam aproveitar a crise atual para botar a mão na consciência, parar de promover itens pouco saudáveis e reformular boa parte do seu portfólio. As mortes por Covid-19 dão a pista de que essa é a maior causa que elas poderiam abraçar no momento.
Fonte: Adaptado de https://abeso.org.br/e-a-industria-de-alimentos-na-pandemia. Publicado em 30 de junho de 2020. Acessado em 09 Mar 21.
GLOSSÁRIO: O termo “ambiente obesogênico” foi criado pelo professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia, nos EUA, Bruce Blumberg. Segundo ele, são os Obesogênicos os responsáveis por contribuir no ganho de peso sem que o indivíduo tenha consciência de que está engordando.
No trecho “Nos Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da população apresentam um peso maior do que o recomendado para o bem da saúde.”, o verbo em destaque concorda com: