(UNIT) Considere um objeto real colocado perpendicularmente sobre o eixo principal de uma lente gaussiana, a uma distância de 12,0 cm do seu centro óptico. O objeto conjuga uma imagem que, quando projetada em uma tela, é cinco vezes maior do que ele.
Nessas condições, é correto afirmar que a
Questões relacionadas
- Física
Um carro se desloca numa trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo, a partir do instante t = 10 s, está representada no gráfico a seguir. Se o carro partiu do repouso e manteve uma aceleração constante até t =15 s, a distância percorrida, desde sua partida até atingir a velocidade de 6 m/s, vale:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
A maioria das bicicletas possui rodas raiadas, mas, apesar da distância entre os furos da roda ser igual, em alguns modelos a montagem dos raios pode ser diferente, como mostra a imagem abaixo. Na roda traseira os raios são entrelaçados e, na dianteira, todos apontam direto para o centro.
Qual é a medida do ângulo central formado entre dois raios consecutivos da roda dianteira?
- Matemática
Numa turma de x alunos,são atletas e suas preferências por modalidades esportivas estão expressas no gráfico abaixo.
Considerando que nenhum desses alunos pratica mais de um esporte, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
- Língua Portuguesa
O som da época
Luís Fernando Veríssimo
21Desconfio de que ainda nos lembraremos 2destes anos como 5a época em que vivemos com o acompanhamento dos alarmes de carro. Os alarmes de carro são a trilha sonora do nosso tempo8: o som da paranoia justificada.
O alarme é o grito da nossa propriedade de que alguém está querendo tirá-la de nós. É o som 15mais desesperado que um ser humano pode produzir – a palavra “socorro!” –, mecanizado, padronizado e a todo volume. É 10“socorro!” acrescentado ao vocabulário das coisas, como a buzina, a campainha, a música de elevador, o 11“ping” que 22avisa que o assado está pronto e todos os “pings” do computador. Também é um som típico porque tenta compensar a carência mais típica 3da época9, a de segurança. 7Os carros pedem socorro porque a sua defesa natural 12– polícia por perto, boas fechaduras ou respeito de todo o mundo pelo que é dos outros – não funciona 16mais. 17Só 6lhes resta gritar.
Também é o som da época porque é o som da intimidação. Sua função principal é espantar e substituir todas as outras formas de dissuasão pelo simples terror do barulho. O som da época em que 1os decibéis substituíram a razão.
Como os ouvidos são13, de todos os canais dos sentidos, os mais difíceis de proteger, foram os escolhidos pela insensibilidade moderna para atacar nosso cérebro e apressar nossa imbecilização. Pois são tempos literalmente do barulho.
O alarme contra roubo de carro também é próprio da época porque, 18frequentemente, não funciona. 14Ou funciona quando não deve. 23Ouvem-se tantos alarmes a qualquer hora do dia ou da noite porque, 19talvez influenciados pela paranoia generalizada, eles disparam sozinhos. 24Basta alguém se aproximar do carro com uma cara suspeita e eles começam a berrar.
20Decididamente, o som 4do nosso tempo.
VERISSIMO, Luís Fernando. O som da época. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 29 set. 2011.
Assinale a única alternativa correta em relação ao emprego de advérbios no texto:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O vinagre utilizado em preparações culinárias á uma solução aquosa diluída de ácido acético mas também pode conter outras substâncias, como aromatizantes, pigmentos, entre outras. Uma amostra de vinagre na qual a concentração de ácido acético seja igual a e que a constante de dissociação do ácido acético é a 25°C, teve a concentração de íons H+ medida e anotada.
Considerando que o ácido acético seja a única fonte de íons no vinagre é possível inferir que a concentração desse íon na amostra é igual