(UERN) Com base nos conhecimentos sobre Óptica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 10470276
Texto para a questão Detetives de pegadas Muitas vezes, o trabalho dos cientistas pode ser parecido com o de detetives, que usam as pistas deixadas na cena de um crime para descobrir seu culpado. Na natureza, por exemplo, nem sempre é fácil identificar os animais que vivem em uma região, pois eles não ficam parados, esperando que alguém os encontre. Por isso, os pesquisadores buscam vestígios deixados pelos bichos, como suas pegadas. Para essa verdadeira investigação, usam diversas técnicas, entre elas, a armadilha de pegadas de areia, que permite registrar e guardar as marcas feitas pelos animais. A armadilha funciona como um molde: ao pisar no solo macio e úmido, o formato da pata do animal fica ‘gravado’, fornecendo uma pista mais do que confiável de sua passagem pelo local. Disponível em: <http://chc.org.br/detetives-de-pegadas/>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
Enunciado:
A temática do texto é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Anoitecer
A Dolores
É a hora em que o sino toca,
mas aqui não há sinos;
há somente buzinas,
sirenes roucas, apitos
aflitos, pungentes, trágicos,
uivando escuro segredo;
desta hora tenho medo.
[...]
É a hora do descanso,
mas o descanso vem tarde,
o corpo não pede sono,
depois de tanto rodar;
pede paz – morte – mergulho
no poço mais ermo e quedo;
desta hora tenho medo.
Hora de delicadeza,
agasalho, sombra, silêncio.
Haverá disso no mundo?
É antes a hora dos corvos,
bicando em mim, meu passado,
meu futuro, meu degredo;
desta hora, sim, tenho medo.
ANDRADE, C. D. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 2005 (fragmento).
Com base no contexto da Segunda Guerra Mundial, o livro A rosa do povo revela desdobramentos da visão poética. No fragmento, a expressividade lírica demonstra um(a):
- Física | B. Resistores
(EPCAR) Duas estações E1 e E2 são interligadas por uma linha telefônica constituída por dois cabos iguais, cada um com comprimento L = 30 km, conforme ilustrado na figura 1.
Durante uma tempestade, uma árvore caiu sobre um dos cabos fazendo um contato elétrico com a terra. Para localizar onde a árvore caiu e reparar o defeito, um técnico procedeu da seguinte forma: uniu os terminais C e D na estação E2 e, na estação E1, interligou os terminais A e B por reostatos R1 e R2 associados em paralelo com um gerador. As resistências de R1 e R2 foram ajustadas de tal forma que o amperímetro A não indicou a passagem de corrente elétrica, conforme esquematizado na figura 2.Considere que os contatos elétricos, as ligações com a terra e o amperímetro têm resistências elétricas desprezíveis e que R1 e R2 valem, respectivamente, 4,5 kΩ e 1,5 kΩ.Nessas condições, o ponto onde a árvore tocou o fio se localiza a uma distância d, em relação à estação E1 , em km, igual a
Dados:
- Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2;
- Calor específico da água: c = 1,0 cal/g°C;
- sen 45° = cos 45° = √2/2.
- Biologia | 09. Botânica
A produção de hormônios vegetais (como a auxina ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos
O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se
- Matemática | 3.6 Exponencial
O crescimento exponencial é característico de certos fenômenos naturais. Uma função exponencial pode ser enunciada pela lei N(t) = N0 . akt, onde N0 é o número inicial, N é o número no instante t, e k é a taxa de crescimento ou decrescimento do fenômeno em estudo.
Analise as proposições abaixo e classifique-as em V - verdadeiras ou F - falsas.
( ) Para que a função N(t) represente um “decaimento” é necessário que k seja um número negativo.
( ) A lei que representa o crescimento do número de pessoas infectadas pelo vírus da gripe em uma grande cidade é dada por N(t) = 600 . 20,8t, com t em horas. Então, após 6h25min a cidade está com 19200 pessoas infectadas.
( ) A população de certa região do país é dada pela função P(t) = P0. 2-0,25t, onde t é o tempo em anos. Então, após 4 anos, a população dessa região está reduzida à metade da população inicial.
A sequência correta, de cima para baixo, é: