(UESC) A distância entre um objeto e sua respectiva imagem conjugada por um espelho esférico gaussiano é de 2,4 m. Sabendo-se que a imagem tem altura cinco vezes maior que a do objeto e que está projetada em um anteparo, é correto afirmar que o raio de curvatura do espelho é igual, em m, a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
*Factoide: informação falsa ou não comprovada que se aceita como verdadeira em consequência de sua repetida divulgação pela imprensa.
O discurso de Calvin sugere que sua geração
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Desmatamento na Amazônia volta a crescer
Depois de quatro anos em queda, o desmatamento na Amazônia voltou a subir. Números preliminares do monitoramento da floresta divulgados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente apontam alta de 28% no corte raso de árvores entre agosto de 2012 e julho de 2013 em relação aos 12 meses anteriores.
Apesar do crescimento, o resultado do Prodes (Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites) indica que a área desmatada (5.843 km 2) é a segunda menor em mais de vinte anos, atrás apenas da divulgada em 2012 (4.571 km 2).
O número do ano passado representou uma queda de 29% em relação ao dado de 2011 e foi a menor taxa de devastação desde o início do monitoramento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1988.
Em entrevista coletiva, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, classificou a taxa de desmatamento de “inaceitável” e afirmou que não há corte de investimento na fiscalização.
Segundo ela, 4.000 processos criminais foram abertos pelo Ibama no período avaliado pelo Prodes 2013.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/138960-desmatamento-na-amazonia-volta-a-crescer.shtml>.
Acesso em: 15 nov. 2013.
A afirmação “o desmatamento na Amazônia voltou a subir” pode ser comprovada em
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Se um aventureiro ficar perdido nas proximidades de um lago congelado, poderá experimentar uma técnica de sobrevivência. Essa técnica consiste em produzir fogo utilizando apenas um material de fácil combustão e um pedaço de gelo transparente, retirado da superfície desse lago. Ele deverá fazer seu pedaço de gelo assumir formato de um disco e, posteriormente, afinar suas bordas de modo uniforme.Para essa finalidade, o gelo assim moldado assumira o papel de:
- Química | 4. Química Ambiental
Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomas-te posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus.
Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.
O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores. Esses efeitos podem ser causados por
I. liberação desenfreada de gases estufa.
II. destruição da camada de ozônio.
III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas.
IV. desmatamento e queimadas.
É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UEFS) A ONG “C Tem Que Saber C Tem Que Curar”, associação de pacientes com hepatite C, lançou a seguinte campanha:
“Hepatite C tem cura. Seja um campeão. Vença esse jogo”.
O objetivo da campanha da ONG é conscientizar turistas e brasileiros, durante a Copa do Mundo, sobre os riscos dessa doença, formas de contágio e como diagnosticá-la precocemente.
(A ONG “C Tem ..., 2014)
Assim, a preocupação da transmissão da Hepatite C fundamenta-se no fato de que: