(UEFS) A figura ilustra um esquema simplificado da estrutura de um neurônio juntamente com o sentido de propagação do impulso nervoso ao longo desta célula.
A partir do conhecimento da anatomofisiologia da célula nervosa, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Akatu. Disponível em: <https://comunicacaointegrada2nb.files.wordpress.com/2015/07/slide152.jpg>. Acesso em: 22 nov. 2016.
As novas tecnologias se configuram como fontes de informação e contribuem positivamente para o êxito das relações interpessoais. Considerando a configuração dos elementos multimodais e o sentido global do texto, a mãe e o filho demonstram, respectivamente, os sentimentos de
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Em 1993, quando o primeiro filme da franquia Jurassic Park foi lançado, cientistas interessados em paleontologia ou biologia molecular compartilharam de uma mesma pergunta: “Podemos ressuscitar um dinossauro?”. A resposta sempre tinha sido um não enfático, mas, de certa forma, Jurassic Park inspirou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia a partir da pesquisa de DNA antigo.
A molécula de DNA é relativamente frágil, pois não é resistente à ação das condições climáticas por dezenas de milhões de anos. Pelo que se sabe, é impossível encontrar DNA de dinossauros mesozoicos preservado em ossos fossilizados ou no estômago de mosquitos aprisionados em âmbar.
Inspirados por Jurassic Park e movidos pelo desejo de ver um dinossauro vivo, o paleontólogo J. Horner e sua equipe de pesquisadores têm trabalhado no campo da genética e da biologia do desenvolvimento. A ideia desses pesquisadores é produzir um dinossauro, não por meio de DNA preservado em âmbar ou fósseis, mas pela manipulação genética do DNA de aves atuais — especificamente, de galinhas.
Não é mais novidade que as aves são descendentes dos dinossauros. Paleontólogos vêm estudando as semelhanças entre esses organismos há anos e cada vez mais têm verificado o quão parecidos com as aves eram os dinossauros terópodes (um grupo de dinossauros bípedes, provavelmente onívoros, que possuíam três dedos em contato com o chão).
De acordo com J. Horner, o estudo do DNA das aves pode não só ajudar a entender muitos aspectos evolutivos dos dinossauros, mas também revelar o segredo para recriá-los, já que, hipoteticamente, bastaria ativar os genes corretos no momento certo do desenvolvimento do animal.
Internet: e (com adaptações)
Considerando as informações do texto precedente e os diversos aspectos relacionados a essas informações, julgue o item que se segue.
A molécula de DNA, considerada frágil conforme o texto, é um polímero de nucleotídeos, e sua fragmentação impede o reconhecimento da sequência original.
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Para que possam ser utilizados por nós, os bens passam por várias etapas que vai desde a retirada da matéria-prima da natureza até a sua comercialização em lojas ou supermercados.
Observe as etapas necessárias para a produção de uma bicicleta e numere-as de 1 a 5, de acordo com a ordem em que ocorre a fabricação desse produto.
( ) montagem das bicicletas.
( ) transformação do minério em chapas de ferro.
( ) retirada do minério do subsolo.
( ) transporte do minério até a usina siderúrgica.
( ) transporte das bicicletas até os locais de venda.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Uma professora desenvolveu um jogo para celular com o objetivo de ajudar seus alunos a compreenderem as funções quadráticas. O jogo conta com várias fases em que o jogador deve acompanhar o protagonista em cenários compostos por um par de eixos cartesianos e moedas dispostas em formato de parábola, conforme a ilustração a seguir.
O objetivo do jogador é fazer a personagem pegar as moedas que aparecem ao longo das fases. Para isso, o aluno deve digitar a equação que descreve a parábola formada pela posição das moedas no cenário e, depois disso, acionar o botão “pular” para que a personagem realize a trajetória da parábola. Assim, caso ele acerte a equação, conseguirá capturar todas as moedas que formam a parábola.
Representando-se por y e x os valores dos eixos das ordenadas e das abscissas, respectivamente, a equação que deve ser digitada para que o aluno consiga coletar todas as moedas mostradas na imagem é
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(Fgv) Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlântica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro, estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente registradas na imagem
O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou frutos, ou sementes.
Com relação a esse comentário, o estudante