(UNEB) Embora os cientistas há muito considerassem a substância branca cerebral como estrutura passiva, novos estudos revelam que ela tem papel direto na aprendizagem e nas doenças mentais. Com o uso da técnica de ressonância magnética, com tensor de difusão — DTI —, foi mostrada pela primeira vez a substância branca em ação.
(FIELDS, 2008, p. 48-55)
A esclerose múltipla é uma patologia que ocasiona sintomas neurológicos múltiplos e está relacionada à destruição do estrato mielínico das células nervosas.
Assim, o estrato mielínico ou bainha de mielina tem como função:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA CASTANHA-DO-PARÁ SAÚDE E NUTRIÇÃO A castanha-do-pará é uma excelente opção para lanchinhos entre as refeições! Além de ser uma delícia, essa semente também é dona de uma série de benefícios à saúde. Entre os principais, estão a presença das gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Quer entender melhor as propriedades desse alimento e por que é tão importante incluí-lo no cardápio? Também conhecida como castanha do Brasil, ela é a semente da castanheira do Pará – típica da região norte e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Ela faz parte do grupo das oleaginosas e apresenta uma casca fina e marrom, com uma polpa branca muito saborosa. E o melhor: possui vários benefícios nutricionais! O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Você pode saber mais sobre a importância das gorduras boas aqui. A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino. Em relação às vitaminas e minerais, em apenas duas unidades é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado para um dia: 25% de magnésio, importante para o processo que gera energia para o corpo; 18% de fósforo, essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos; 10% de zinco, faz parte do sistema de defesa do corpo; 9% de vitamina B1, que também participa do processo que gera energia ao organismo. Disponível em: <http://www.saboremmovimento.com.br/as-propriedades-e-beneficios-da-castanha-do-para/>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento).
Embora o texto apresente termos científicos, como “poli” e “monoinsaturadas”, “colesterol”, “magnésio, fósforo, zinco”, dentre outros, explique por que ele não pode ser considerado um texto científico.
- Física
Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária
Qualquer ponto da corda, com exceção dos nós, efetua 10 oscilações por segundo. A ordem de grandeza da velocidade das ondas que deram origem à onda estacionária, em m/s, vale:
- História | 6.12 NazifascismoA eugenia, tal como originalmente concebida, era a aplicação de "boas práticas de melhoramento" ao aprimoramento da espécie humana. Francis Galton foi o primeiro a sugerir com destaque o valor da reprodução humana controlada, considerando-a produtora do aperfeiçoamento da espécie.ROSE, M. O espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Zahar, 2000 (adaptado).Um resultado da aplicação dessa teoria, disseminada a partir da segunda metade do século XIX, foi o(a)
- Filosofia | 4. Moderna
O despotismo é o governo em que o chefe do Estado executa arbitrariamente as leis que ele dá a si mesmo e em que substitui a vontade pública por sua vontade particular.
KANT, I. Despotismo. In: JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
O conceito de despotismo elaborado pelo filósofo Immanuel Kant pode ser aplicado na interpretação do contexto político brasileiro posterior ao AI-5, porque descreve
- Biologia
(Pucrj) A figura abaixo representa o resultado de um teste de paternidade. Este teste baseia-se na identificação de marcadores genéticos compartilhados ou não por pai, mãe e filhos.
Considerando a figura, NÃO é correto afirmar que