(FACULDADE GUANAMBI) A imagem formada em uma câmara escura tem 5,0 cm de altura quando o objeto está situado a 10,0m da parede com orifício. Para que o tamanho da imagem se reduza para 2,0 cm, o objeto deverá ser afastado da posição inicial uma distância, em m, igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais(FUVEST) Louis Pasteur realizou experimentos pioneiros em Microbiologia. Para tornar estéril um meio de cultura, o qual poderia estar contaminado com agentes causadores de doenças, Pasteur mergulhava o recipiente que o continha em um banho de água aquecida à ebulição e à qual adicionava cloreto de sódio.Com a adição de cloreto de sódio, a temperatura de ebulição da água do banho, com relação à da água pura, era ______. O aquecimento do meio de cultura provocava _______.As lacunas podem ser corretamente preenchidas, respectivamente, por:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UPE) Há 60 anos, Watson e Crick publicaram um artigo sobre a estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA). Leia, a seguir, trechos traduzidos e adaptados da publicação original.
(Fonte: Watson, J. D. e Crick, FHC – 1953. Molecular Structure of Nucleia Acid. Nature v. 171, n. 4356, p.737-738).
Uma estrutura para o ácido nucleico foi proposta anteriormente por Pauling e Corey (1953), na qual o modelo consiste de três cadeias entrelaçadas com os fosfatos próximos do eixo do filamento e as bases localizadas na parte externa.... Fraser também apresenta um modelo de estrutura com três cadeias. Nesse modelo, os fosfatos estão na parte externa, e as bases, na interna, unidas por ligações de hidrogênio (...)Propomos uma estrutura radicalmente diferente para o sal de ácido desoxirribonucleico. Essa estrutura tem duas cadeias helicoidais, cada uma delas enrolada em torno do mesmo eixo (...)Foi observado experimentalmente, por Chargaff e Wyatt (1952), que a razão entre as quantidades de adenina e timina e a razão entre guanina e citosina são sempre muito próximas da unidade para o DNA (...)Os dados de raios-X sobre o DNA, publicados por Atsbury (1974), Wilkins e Randal (1953), são insuficientes, mas compatíveis com os dados experimentais de helicoidização da molécula (...)Não escapou à nossa observação que o emparelhamento específico que postulamos sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético. (...)Sobre a estrutura do DNA e com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
- Química | 2.4 Cinética Química
(FUVEST 2020 1º FASE) Os movimentos das moléculas antes e depois de uma reação química obedecem aos princípios físicos de colisões. Para tanto, cada átomo é representado como um corpo pontual com uma certa massa, ocupando uma posição no espaço e com uma determinada velocidade (representada na forma vetorial). Costumeiramente, os corpos pontuais são representados como esferas com diâmetros proporcionais à massa atômica. As colisões ocorrem conservando a quantidade de movimento.
Considerando um referencial no qual as moléculas neutras encontram-se paradas antes e após a colisão, a alternativa que melhor representa o arranjo de íons e moléculas instantes antes e instantes depois de uma colisão que leva à reação
F– + H3CCl →\to CH3F + Cl– é
Note e adote:
- Massas atômicas: H = 1 u.m.a; C = 12 u.m.a; F = 19 u.m.a; e Cl = 35 u.m.a.
- Considere que apenas o isótopo de cloro Cl = 35 u.m.a. participa da reação.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El descubrimiento del fuego en la hominización
[1] Se ha podido comprobar empíricamente que hace
medio millón de años se usaba el fuego; Homo erectus y Homo
heidelbergensis fueron los primeros homínidos que lo
[4] produjeron y usaron y el yacimiento de Schüningen (Alemania)
tiene aproximadamente la misma antigüedad. Tras la
fabricación de herramientas, el uso y la producción del fuego
[7] poseen una importancia clave para entender el desarrollo y el
aumento de la complejidad de algunas de las especies de
nuestro género. El fuego representa la introducción de un factor
[10] Desconocido en la vida de las bandas de homínidos; les permite
articular sus comunidades de otra manera. Les permite
aumentar as horas de luz artificialmente, cocinar los alimentos,
[13] Calentar sus cuerpos en días gélidos.
Posiblemente el fuego atrae a los homínidos hacia el
confort y es el responsible de una serie de cambios que
[16] Observamos en la humanidad. Nosotros opinamos que la luz y
el calor del fuego organizan por primera vez la articulación de
una verdadera comunidad, una nueva organización a partir de
[19] La cual se establecerán nuevas relaciones intergeneracionales y
nuevas formas de comunicación. Como consequência de ello,
aumenta el aprendizaje, la nueva forma de comunicación
[22] Demanda nuevos conceptos y expresiones. Pensamos que você pode
el fuego es responsible por el desarrollo rápido del lenguaje
articulado. Con la producción y el uso del fuego, nace la
[25] Escuela en la Humanidad. Nos hallamos ante la segunda gran
ressocialização do primata humano; ya nada será igual.
Internet: <www.elcultural.es> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto precedente.
La expresión "en días gélidos" (l.13) es reemplazable por en días muy fríos sin que se produzcan alteraciones semánticas en el texto.
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais necessários
- Cola bastão. (Uma para cada criança)
- Imagem de obra cubista de Pablo Picasso. Disponível em: http://www.udc.gal/tempo/cuestions20/docs_cub01.html
- - Acesso em 19 mar.2015.
- Papel A3 de gramatura pequena.
- Revistas velhas de moda ou de decoração de ambientes.
- Tesoura sem ponta. (Uma para cada criança).
- Papel fantasia preto. (O bastante para colocar paspatur nos trabalhos das crianças).
Pablo Picasso: "Mandolina y guitarra", 1924. Cubismo sintético
Procedimentos
1º. Mostrar a imagem da obra de Picasso que deverá ser ampliada para que as crianças percebam os detalhes. Explorar a obra explicando que esse artista cria e recria a maneira de vermos as coisas.
2º. Pedir aos alunos que escolham primeiro a imagem que será a base do trabalho. Pode ser um rosto de grandes dimensões ou uma sala decorada. (Seria interessante uma figura de página inteira). Elas também devem cortar partes de outros rostos e objetos de outras imagens.
3º. As crianças devem pegar a figura escolhida primeiro, e cortá-la em cinco partes. Auxilie as crianças nessa tarefa. Organizar a figura na mesa, mudando a posição das partes antes de colá-la no papel, é essencial.
4º. Depois de colar a figura base, as crianças devem colar sobre ela outras partes de rostos e objetos pertencentes a outras imagens, ou seja: uma outra boca sobre a boca, outro nariz sobre o nariz, um sofá sobre outro ou inserir objetos que não fazem parte do ambiente escolhido.
5º. A escolha de cabelos e acessórios como chapéu, óculos, bijuterias e outros adereços, pode resultar em trabalhos ainda mais ligados ao cubismo sintético.
6º. Por fim, pedir que encontrem palavras nas revistas, que gostariam de colar junto com as imagens.
7º. Com as colagens prontas, utilizar uma régua para marcar o excesso de papel branco da obra feita pelas crianças. Cortar o excesso. Colocar um paspatur preto para valorizar o trabalho e fazer uma exposição para a apreciação, buscando identificar as características do cubismo em cada uma.