(UEFS)
I. H2O2(I) →H2O(I) + ½ O2(g) ΔH° = – 98 kJ
II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O (I) ΔH°f = – 286 kJ
O peróxido de hidrogênio, H2O2 (l), é um líquido incolor usado em solução aquosa, como antisséptico e alvejante. Considerando-se essas informações e com base nas aplicações da Lei de Germain Henry Hess, é correto afirmar:
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O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
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As mulheres tiveram grande participação no movimento republicano brasileiro, como Leolinda de Figueiredo Daltro, que foi republicana e fundadora do jornal A Família. Juntos com as propostas republicanas, as mulheres no século XIX no Brasil lutavam para
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(UFSM) “O fenômeno El Niño, de ocorrência aperiódica, atua sobre a climatologia terrestre, ocasionando seca e/ou inundação em áreas geográficas onde não ocorreriam naturalmente. Estudos climatológicos estão relacionando, entre outros fatores, a ocorrência do El Niño a um aumento na taxa de doenças endêmicas nos países do ‘terceiro mundo’.”
“Galileu”, abril de 2002, n0. 129.
Considerando essa afirmação, pode-se inferir que, em zonas geográficas onde ocorram inundações, deve aumentar a ocorrência de:
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Realizando experiências para observar o movimento de partículas lançadas na região de um campo magnético, um estudante lançou, inicialmente, um feixe de elétrons com velocidade na região de um campo de indução magnética uniforme, , e, em seguida, mantendo os vetores e , repetiu a experiência, lançando, sequencialmente, um feixe de prótons, um feixe de átomos neutros de sódio e um feixe de íons negativos de flúor que tem, em relação ao elétron, a mesma carga e a massa maior. Com o auxílio de uma câmara de bolhas, observou as trajetórias das partículas, representando-as na figura.
Uma análise da figura permite afirmar corretamente que I, II, III e IV são as trajetórias descritas, respectivamente, pelas partículas
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Uma professora utiliza brinquedos educativos para ajudar seus alunos a compreenderem as formas tridimensionais. O brinquedo é constituído de barras e esferas imantadas, que, quando agrupadas adequadamente, formam “esqueletos” de sólidos geométricos. As barras representam as arestas, e as esferas representam os vértices, como na imagem a seguir.
Uma aluna dessa professora utilizou 24 barras de mesmo tamanho e 14 esferas idênticas para construir o esqueleto de um poliedro convexo formado apenas por faces heptagonais e triangulares.
A quantidade de faces heptagonais do poliedro produzido pela aluna é igual a