(UNIPÊ) Aquele não era um laboratório biológico típico nem pelos padrões modernos, nem pelos padrões da época —1910. Visualmente a impressão não era das melhores; o lugar era pequeno e sujo. “Contudo não havia outro lugar no mundo em que a jovem ciência da genética fosse cultivada num patamar comparável ao alcançado naquele humilde laboratório. Entre os pesquisadores, destacava-se Thomas Morgan realizando experiências de cruzamentos entre variedades de mosquinhas das frutas com o objetivo de estudar a localização dos ‘fatores’ hereditários admitidos por Mendel, em cromossomos específicos”.
(FRANCIS, 2011, p. 24-25)
Essas experiências, envolvendo cruzamentos entre variedades de “mosquinhas das frutas” analisadas à luz de princípios mendelianos e já apoiados na identificação dos cromossomos como portadores dos fatores hereditários propiciam novas interpretações que evoluem na consolidação da teoria cromossômica da herança que podem ser expressas como:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
TEXTO I
Porta de colégio
[1] Passando pela porta de um colégio, me veio
a sensação nítida de que aquilo era a porta da
própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era
tocante. Por isso, parei, como se precisasse ver
[5] melhor o que via e previa.
Primeiro há uma diferença de clima entre
aquele bando de adolescentes espalhados pela
calçada, sentados sobre carros, em torno de
carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles
[10] que transitam pela rua. Não é só o uniforme.
Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como
se estivessem ainda dentro de uma redoma ou
aquário, numa bolha, resguardados do mundo.
Talvez não estejam. Vários já sofreram a
[15] pancada da separação dos pais. Aprenderam
que a vida é também um exercício de
separação. Um ou outro já transou droga, e
com isso deve ter se sentido
(equivocadamente) muito adulto. Mas há uma
[20] sensação de pureza angelical misturada com
palpitação sexual, que se exibe nos gestos
sedutores dos adolescentes.
Onde estarão esses meninos e meninas
dentro de dez ou vinte anos?
[25] Aquele ali, moreno, de cabelos longos
corridos, que parece gostar de esporte, vai se
interessar pela informática ou economia;
aquela de cabelos louros e crespos vai ser dona
de boutique; aquela morena de cabelos lisos
[30] quer ser médica; a gorduchinha vai acabar
casando com um gerente de multinacional;
aquela esguia, meio bailarina, achará um
diplomata. Algumas estudarão Letras, se
casarão, largarão tudo e passarão parte do dia
[35] levando filhos à praia e à praça e pegando-os
de novo à tardinha no colégio. [...]
Estou olhando aquele bando de adolescentes
com evidente ternura. Pudesse passava a mão
nos seus cabelos e contava-lhes as últimas
[40] histórias da carochinha antes que o lobo feroz
as assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria
daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e
na redoma, enquanto estão na porta da vida e
do colégio. O destino também passa por aí. E a
[45] gente pode às vezes modificá-lo.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Affonso Romano de Sant’Anna: seleção e prefácio de Letícia Malard. Coleção Melhores Crônicas. p. 64-66.
A crônica é um gênero, digamos, aberto. Dentro dessa rubrica cabem vários conceitos. As quatro opções abaixo apresentam características de crônica, mas só uma expressa as características apresentadas pelo texto de Sant’Anna. Assinale essa opção.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
The camping trip
Look”, says Mom. “There’s a campsite in Upton.”
“Great!” says Dad. “Let’s go there.”
They look for the camping things.
“Where’s my sleeping bag?” asks Tom.
“It’s in the cupboard”, says Mom.
“Where’s the stove?” asks Dad.
“It’s in this drawer,” says Mom.
“Where’s the tent?” asks Dad.
“I don’t know”, says Mom.
Mom finds the tent under the stairs.
“Here it is!” she says.
[...]
Glossary
To look for – procurar.
Cupboard – armário.
Drawer – gaveta.
Stairs – escadas.
Here it is – aqui está.
According to the text, what camping items does the family take to the trip?
- Matemática - Fundamental | 02. Ordens e classes
Marta ganhou um ábaco e, brincando com ele, representou o número abaixo.
Esse número pode ser decomposto da seguinte forma:
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Leia o conto de Mário Quintana para responder à questão.
Velha história
Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então ficaram inseparáveis. Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelos cafés. Como era tocante vê-los no “17”! − o homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial…
Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado. E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho:
“Não, não me assiste o direito de te guardar comigo. Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira? Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!…”
Dito isto, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água. E a água fez redemoinho, que foi depois serenando, serenando até que o peixinho morreu afogado…
(Eu passarinho, 2006.)
“Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena.”
No contexto em que está inserida, a oração sublinhada indica uma
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
7º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União Ensino Fundamental e Médio TEMA: “Pequenas corrupções - Diga não” OBJETIVO O 7º Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e seus parceiros institucionais é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas e privadas de todo o País, visando despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados a controle social, ética e cidadania por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. REGULAMENTO DO CONCURSO Art. 1º – O 7º Concurso de Desenho e Redação da CGU destina-se a todos os estudantes e escolas do ensino fundamental e médio do Brasil, incluída a modalidade EJA. Art. 2º – Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias: I – Categoria Desenho (voltada para alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental); II – Categoria Redação I (voltada para alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental); III – Categoria Redação II (voltada para alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio); IV – Categoria Redação III (voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA); V – Categoria Escola-Cidadã (voltada para as próprias instituições de ensino) [...] Disponível em:<http://www.cgu.gov.br/assuntos/controle-social/educacao-cidada/concurso-de-desenho-e-redacao/arquivos/desenho-e-redacao-concurso-2015.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2016. (Fragmento).
Conforme o conteúdo do fragmento, uma característica do gênero textual regulamento é o uso de