(UESC)
Os catalisadores são usados em pequenas quantidades e podem acelerar reações químicas, o que torna econômico um determinado processo industrial. Essas substâncias químicas têm larga aplicação na indústria petroquímica, nos conversores catalíticos de veículos automotivos e nas células de combustível. O desenvolvimento de catalisadores cada vez mais eficientes constitui um dos trabalhos de pesquisa mais importantes da atualidade.
A partir dessas informações e da análise do gráfico que representa o rendimento de uma reação química com e sem catalisador, é correto afirmar que os catalisadores:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Potes de areia ou arroz
- Chapas de radiografia
- Aparelho de som
- Computador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar esta aula mostrando o vídeo do youtube que mostra como se produz a sonoplastia durante a exibição da história narrada:
- Disponível: Vídeo: Efeitos Sonoros Radionovela: <http://www.youtube.com/watch?v=xpAPjdLOT3c>
- Este vídeo mostra produção de sons com vários tipos de objetos durante a exibição do programa.
- Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões como por exemplo, como você imaginava a produção destes sons se estivesse só ouvindo? Os sons produzidos se assemelham aos sons reais?
- A partir das questões, o professor pode explicar a importância dos sons produzidos, tanto as músicas quanto os efeitos sonoros, na composição de cada parte da história. Inclusive o trabalho das vozes pelos atores. Vê-se que há um estudo aprimorado na emissão das vozes, utilizando artifícios como mexer na posição da boca, colocar a mão na frente, falar dentro do copo, essas são algumas formas de variar a voz.
- Comentar que essas produções de radionovela inspiraram a teledramaturgia na TV brasileira, fato que até hoje se apresenta nas novelas brasileira.
- Para aprofundar o conhecimento sobre a produção de trilha sonora em uma radionovela acesse o vídeo no Portal do Professor que demonstra como produzir alguns sons utilizando objetos, aplicando numa narração.
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- O professor vai propor para os alunos uma pesquisa sobre sonoplastia trazendo algumas questões como: O que é sonoplastia? Qual a importância dos sons e músicas nas radionovelas? Como eram feitos os sons nas radionovelas? O que são radionovelas e quando surgiram? Esta pesquisa pode ser realizada por meio de uma webquest. A webquest é uma forma de metodologia de pesquisa online, organizada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão.
- Para o professor conhecer o processo de criação de uma webquest, segue as orientações no link em <http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf>
- Para orientar como se elabora uma pesquisa acesse o link <http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm> (acessado em 24/06/12)
- Neste site é apresentado passo a passo de como realizar uma pesquisa escolar.
- Depois, em grupo, os alunos deverão selecionar algumas cenas de novelas trazidas de casa ou obtidas no laboratório de informática da escola. Após a escolha dos trechos, apresentar para a turma fazendo eles mesmos a fala e os efeitos sonoros ao vivo.
- Importante nesta atividade é a produção dos sons utilizando objetos sonoros produzidos pelos próprios grupos.
- Mostrar novamente o vídeo do Portal do Professor antes da atividade
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- Para produzir estes sons os alunos poderão confeccionar alguns objetos sonoros que podem ser feitos em casa ou na escola, como, por exemplo, potes com areia ou arroz (imitar som de chuva virando o pote de um lado para o outro), chapas de radiografias (som de trovoada) ou pode ser produzido por meio de sons vocais (imitando sons).
- Como exemplo de sons produzidos só com a boca, pode ser apresentado aos alunos o vídeo a seguir: <http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE>
-
- Coral representa sons do carro e do ambiente somente com a boca.
- Depois o professor poderá propor aos alunos a criação de suas próprias radionovelas.
- Para isso, poderão realizar em grupo a narração de uma história que poderá ser baseada em crônicas, quadrinhos, contos, lendas, etc.
- Nesta produção os alunos deverão privilegiar as falas de personagens, os efeitos sonoros produzidos ao vivo e música tema, que poderá ser gravada em casa ou anteriormente no laboratório de informática.
- Para o bom desenvolvimento desta atividade o professor deverá auxiliar os alunos a produzirem um roteiro com todas as partes já especificadas, com os personagens, os efeitos sonoros e a música.
- Esta atividade pode ser apresentada em sala de aula com uso de aparelho de som.
- Para a gravação sugere-se o editor de áudio Audacity. Veja o manual com tutorial na página Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf> (volume1)
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf> (volume2)
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41220>
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Folha – Qual é a sua maior preocupação com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, conhecido como a “bíblia da psiquiatria”)? Corremos o risco de todos sermos considerados doentes mentais?
Allen Frances – O DSM-5 expandiu ainda mais o que já era um sistema de diagnóstico muito vagamente definido. Tristeza normal, como o luto, por exemplo, torna-se transtorno depressivo maior; comer em excesso, torna-se transtorno da compulsão alimentar; ataques de birras de crianças podem se tornar “transtorno do temperamento irregular”; o esquecimento na velhice passa a ser transtorno neurocognitivo leve; e as crianças normais são diagnosticadas com deficit de atenção e hiperatividade.
Folha – Qual a influência que as grandes farmacêuticas exercem nessa tendência?
Allen Frances – As multinacionais farmacêuticas não têm qualquer influência direta sobre as decisões do DSM, mas aproveitam qualquer oportunidade para criar novas desordens psiquiátricas. Eu acredito, por exemplo, que as farmacêuticas sejam as responsáveis por essas falsas epidemias de TDAH (transtorno do deficit de atenção e hiperatividade) e transtorno bipolar.
COLUCCI, C. Gastamos muito dinheiro para tratar pessoas normais, diz psiquiatra.
Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 22 set. 2010.
De acordo com o texto,
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Considere a sequência de figuras abaixo, todas formadas por palitos de mesmo comprimento.
Seguindo o mesmo padrão, o número de palitos usados para formar a 100ª figura dessa sequência é igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Leia o trecho a seguir.
Em qual dessas frases a palavra destacada expressa ideia de ofensa e desprezo?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: A questão refere-se ao Cartum a seguir, com os personagens Calvin e seu amigo Haroldo (tigre peludo). Leia-o e observe-o com atenção. Fonte: http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/07/perfil-haroldo.html - 28/10/2009 - adaptado.
Enunciado:
Os meios de comunicação, conforme a sátira (uso de ironia para identificar e criticar alguma forma do comportamento humano) destacada no Cartum, mostram-nos