(UEFS) Com base na aplicação de métodos matemáticos para cálculos de probabilidade de genótipos advindos de cruzamentos que envolvem vários loci, considere o cruzamento entre organismos de genótipos AaBbccDdEe x AaBbCcddEe.
A probabilidade esperada de a prole desse cruzamento ter o genótipo aabbccddee é:
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(MACKENZIE) Se f(sem(x)) = sem(3x), para todo x ∈ R e A(y), para y ∈ R, , é a matriz 3x3,
o valor de y que satisfaz a equação de t(A(y)) = 2 é
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(FUVEST 2005 1ª FASE) “... a atual renovação do mercado mundial auto-regulador já enunciou veredictos insuportáveis. Comunidades, países e até continentes inteiros... foram declarados ‘supérfluos’, desnecessários à economia cambiante da acumulação de capital em escala mundial (...) o desligamento
dessas comunidades e locais ‘supérfluos’ do sistema de abastecimento mundial desencadeou inúmeras divergências... sobre ‘quem é mais supérfluo do que quem’”.
Giovanni Arrighi, O Longo Século XX, 1994
Para tal situação, contribuíram decisivamente, na década de 1980,
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Canetinhas coloridas
- Cartolina branca no tamanho aproximado do papel A4 dividida em diferentes tamanhos e formas (círculos, triângulos, quadrados, formas orgânicas, etc).
Desenvolvimento:
1 – Distribuir as canetinhas e as cartolinas.
2 – Pedir às crianças que dividam o espaço da cartolina que receberam em pequenos espaços conforme o modelo a seguir:
3 – Agora cada criança preencherá cada espaço com linhas em posições e cores diferentes conforme os exemplos que seguem:
***Considere cada quadradinho deste como uma das partes do desenho anterior.
4 – Ao final desta atividade o professor poderá colar cada desenho num colorset colorido e fixá-los na parede.
5 – Se achar conveniente, o professor poderá também dar continuidade ao preenchimento das formas sugerindo que com a própria canetinha os alunos preencham alguns dos espaços deixando outros vazios, assim:
Observações:
1 – Este exercício pode ser interessante para abordagem do conceito da linha e da textura no desenho.
2 – Observe como esta técnica simples poderá acompanhar outras iniciativas vinculadas ao desenho! Aqui utilizamos figuras abstratas, mas esta técnica poderá também ser utilizada em preto e branco ou até mesmo como meio de preenchimento de desenhos figurativos realistas. Afinal, tudo que o artista precisa para desenhar sai a partir da linha.