(UEFS)
O heredograma representa uma família em que ocorre a herança da hemofilia, doença hereditária que afeta a coagulação sanguínea.
A análise desse heredograma permite concluir:
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uesc)
O diagrama ilustra um modelo de classificação dos diversos grupos vegetais representados pelos números I, II, III e IV.
A análise desse diagrama, juntamente com o conhecimento a respeito da sistemática e da evolução dos grupos botânicos, possibilita afirmar que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem da série especial da revista Veja sobre a Conferência de Yalta, em 1945.
Novas fronteiras no Velho Mundo. Revista Veja. Série Especial. Rio de Janeiro: Abril.
Disponível em:< http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao008/sub3.shtml>. Acesso em: 18 jul. 2013
A conferência de Yalta, realizada antes da rendição da Alemanha, reuniu o primeiro ministro inglês Winston Churchill; o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt e o líder soviético, Josef Stalin. A avaliação de que o grande vitorioso desse encontro foi o líder soviético se deve aos seguintes acordos deliberados nessa conferência:
I - Ampliação das fronteiras soviéticas devido à recuperação de territórios perdidos na Primeira Guerra.
II - Definição do destino do Leste Europeu, o qual se transformou em uma barreira de proteção para a URSS.
III - Estabelecimento do controle soviético sobre a Alemanha unificada, o que frustrou as pretensões políticas dos EUA sobre o território alemão.
IV - Retirada das tropas estadunienses de Berlim e a sua reconstrução sob a proteção das forças militares da URSS.
Os acordos relacionados à Conferência de Yalta estão contidos em:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
A figura mostra uma praça circular que contém um chafariz em seu centro e, em seu entorno, um passeio. Os círculos que definem a praça e o chafariz são concêntricos.
O passeio terá seu piso revestido com ladrilhos. Sem condições de calcular os raios, pois o chafariz está cheio, um engenheiro fez a seguinte medição: esticou uma trena tangente ao chafariz, medindo a distância entre dois pontos A e B, conforme a figura. Com isso, obteve a medida do segmento de reta AB : 16m.Dispondo apenas dessa medida, o engenheiro calculou corretamente a medida da área do passeio, em metro quadrado.A medida encontrada pelo engenheiro foi: - Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
A nova história do Brasil
Grande parte da história que os brasileiros conhecem hoje, aquela que ainda está na maioria dos livros didáticos, foi criada entre 1960 e 1980. Era um tempo mais tenso do que é hoje. A Guerra Fria dividia os países, os governantes e os intelectuais entre comunistas e capitalistas. Se no governo dominavam os capitalistas, nas universidades predominavam as ideias e os métodos de Karl Marx, o pai do comunismo científico. Mas o tempo passou. Aos poucos, os pesquisadores ficaram um pouco mais longe das ideologias e passaram a tirar conclusões sem tanto medo de aderir a um ou outro lado da política.
A visão clássica do Brasil colonial nasceu com o intelectual paulista Caio Prado Júnior em 1933. No livro Evolução política do Brasil, ele afirma que a sociedade brasileira era simples e desigual. Tudo girava em torno do latifúndio, que deixava só a miséria por aqui. Até que, na década de 1990, historiadores descobriram dados que não batiam com a teoria. Registros dos portos do Rio de Janeiro e de Salvador mostravam que, em épocas de crise na Europa, quando os preços do açúcar e algodão desabavam pelo mundo, no Brasil eles mudavam pouco. Esses dados sugerem que havia um bom mercado consumidor no Brasil.
NARLOCH, L. Superinteressante, n. 6, 2014 (adaptado).
O autor do texto A nova história do Brasil apresenta uma posição crítica sobre as narrativas históricas. Essa posição se fundamenta no argumento de que:
- Física
Um ônibus urbano, trafegando por uma avenida plana de Goiânia, colide na parte traseira de um carro que se encontra parado em um semáforo. Nesta situação, v0 e vf são, respectivamente, as velocidades escalares finais do ônibus e do carro, imediatamente após o choque. Sendo as quantidades de movimento do sistema Qini, imediatamente antes do choque e Qfin, imediatamente após o choque, tem-se: