(FACULDADE GUANAMBI)
Os organismos vivos são sistemas abertos, pois trocam energia e matéria com o meio ambiente, sofrendo várias transformações. A figura representa uma transformação ABCD sofrida por um gás ideal. Sabendo-se que o calor recebido pelo sistema do meio ambiente foi de 3,2kJ, é correto afirmar que a variação de energia interna sofrida, em kJ, é igual a
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.
SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Revista Nova Economia, n. 1, maio 1997 (adaptado).
Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. A onda desenvolvimentista e a experiência keynesiana tiveram o seu apogeu nas três décadas que sucederam o fim da Segunda Guerra. O clima político e social estava saturado da idéia de que era possível adotar estratégias nacionais e intencionais de crescimento, industrialização e avanço social. Os resultados, ainda que desiguais, não foram ruins. Comparada a qualquer outro período do capitalismo, anterior ou posterior, a era desenvolvimentista e keynesiana apresentou desempenho muito superior em termos de taxas de crescimento do PIB, de criação de empregos, de aumentos dos salários reais e, no caso de países como o Brasil, ficou devendo a universalização dos direitos sociais e econômicos. Disponível em: <http://www.centrocelsofurtado.org.br/interna.php?ID_S=72>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Identifique a qual modelo político e econômico, que marcou o Brasil no contexto pós 2ª Guerra Mundial.
b) Explique porque, segundo o autor, os resultados deste modelo, ainda que desiguais, não foram ruins.
c) Você concorda com a análise feita pelo texto, ao afirmar que os resultados não foram ruins? Justifique.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil.
Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).
Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UNIC) O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo e, nesse tecido, se transformam em macrófagos. Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou micro-organismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são, portanto, fagócitos profissionais. Atualmente, se sabe que, além de fagocitar, o macrófago tem uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária, produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:
• atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;
• regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;
• podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.
Além disso, os macrófagos têm a capacidade de expor em suas superfícies fragmentos de moléculas derivadas de sua ação fagocitária, exibindo estes fragmentos para células do sistema imunitário (linfócitos) que podem iniciar uma resposta imunitária após o reconhecimento destes fragmentos.
Exercendo esta função, os macrófagos recebem também o nome de células apresentadoras de antígenos.
À luz do sistema imunológico, os macrófagos desempenham funções muito relevantes e essenciais para a defesa do organismo.
Em relação a essa importância imunológica, é correto afirmar:
- Matemática | 3.6 Exponencial
(UNIFOR) Após um estudo em uma colmeia de abelhas, verificou-se que no instante t = 0 o número de abelhas era 1.000 e que o crescimento populacional da colmeia é dado pela função f, onde f é definida por f(t) = 1000. 22t/3, em que t o tempo decorrido em dias. Supondo que não haja mortes na colmeia, em quantos dias no mínimo essa colmeia atingirá uma população de 64.000 abelhas?