(UNIT)
O calcário, mineral rico em carbonato de cálcio, CaCO3(s), tem importância econômica na correção da acidez do solo, na produção de óxido de cálcio CaO(s) e de cimento. O aquecimento de calcário, acerca de 1000oC, produz óxido de cálcio de acordo com a equação termoquímica.
A partir dessas informações, dos dados da tabela, da equação termoquímica e admitindo-se que a decomposição do carbonato de cálcio ocorre em condições padrão, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UERJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A palavra
Tanto que tenho falado, tanto que tenho escrito − como não imaginar que, sem querer, 4feri alguém? Às vezes sinto, numa pessoa que acabo de conhecer, uma hostilidade surda, ou uma reticência de mágoas. 1Imprudente 5ofício é este, de viver em voz alta.
11Às vezes, também a gente tem o 6consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou alguém a se 9reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa.
Agora sei que outro dia eu disse uma palavra que fez bem a alguém. Nunca saberei que palavra foi; deve ter sido alguma frase 7espontânea e distraída que eu disse com naturalidade porque senti no momento − e depois 3esqueci.
Tenho uma amiga que certa vez ganhou um canário, e o canário não cantava. Deram-lhe receitas para fazer o canário cantar; que falasse com ele, cantarolasse, batesse alguma coisa ao piano; que pusesse a gaiola perto quando trabalhasse em sua máquina de costura; que arranjasse para lhe fazer companhia, algum tempo, outro canário cantador; até mesmo que ligasse o rádio um pouco alto durante uma transmissão de jogo de futebol... mas o canário não cantava.
Um dia a minha amiga estava sozinha em casa, distraída, e assobiou uma pequena frase melódica de Beethoven − e o canário começou a cantar alegremente. Haveria alguma 8secreta ligação entre a alma do velho artista morto e o pequeno pássaro cor de ouro?
2Alguma coisa que eu disse distraído − talvez palavras de algum poeta antigo − foi 10despertar melodias esquecidas dentro da alma de alguém. Foi como se a gente soubesse que de repente, num reino muito distante, uma princesa muito triste tivesse sorrido. E isso fizesse bem ao coração do povo; iluminasse um pouco as suas pobres choupanas e as suas remotas esperanças.
RUBEM BRAGA PROENÇA FILHO, Domício (org.). Pequena antologia do Braga.
Rio de Janeiro: Record, 1997.
Alguma coisa que eu disse distraído − talvez palavras de algum poeta antigo − foi despertar melodias esquecidas dentro da alma de alguém. (ref.2)
O cronista revela que sua fala ou escrita pode conter algo escrito por “algum poeta antigo”.
Ao fazer essa revelação, o cronista se refere ao seguinte recurso
- Matemática | 10. Estatística
Em uma cidade, o número de casos de dengue confirmados aumentou consideravelmente nos últimos dias. A prefeitura resolveu desenvolver uma ação contratando funcionários para ajudar no combate à doença, os quais orientarão os moradores a eliminarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A tabela apresenta o número atual de casos confirmados, por região da cidade.
A prefeitura optou pela seguinte distribuição dos funcionários a serem contratados:
I.
II.
Quantos funcionários a prefeitura deverá contratar para efetivar a ação?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: A mãe de Marcela solicitou que ela fosse ao supermercado comprar 2 dúzias de ovos para o preparo de uma receita. Ao chegar ao supermercado só havia embalagens com meia dúzia para vender.
Enunciado:
Quantas caixas, como a da imagem, ela deverá comprar para que sua mãe prepare a receita?
- Física | D. Capacitores
Capacitores são dispositivos que podem armazenar energia quando há um campo elétrico em seu interior, o qual é produzido por cargas elétricas depositadas em suas placas. O circuito ao lado é formado por um capacitor C de capacitância 2μFe por duas fontes de fem, consideradas ideais, com ε1= 10 V e ε2= 15 V.
Assinale a alternativa correta para a energia elétrica armazenada no capacitor C.
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO I
TEXTO II
George Segal (1924 – 2000) produziu esculturas de figuras humanas, em tamanho natural e geralmente feitas com gesso e ataduras. Suas figuras tinham cor mínima, o que lhes deu uma fantasmagórica e melancólica aparência. Em trabalhos maiores, uma ou mais figuras foram colocadas em ambientes tipicamente urbanos, como um canto da rua, ônibus ou lanchonete.
Disponível em: http://en.wikipedia.org. Acesso em: 19 set. 2021 (adaptado).
De acordo com os textos, podemos inferir o (a)