(UEFS)
Um fluido se expande do estado A para o estado B, como indicado no diagrama da figura. Analisando-se essas informações, é correto afirmar que o trabalho realizado nessa expansão, em kJ, é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2015 1ª FASE) O conceito de hiperônimo (vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro) aplica-se à palavra “planta” em relação a “palmeira”, “trevos”, “baunilha” etc., todas presentes no texto. Tendo em vista a relação que estabelece com outras palavras do texto, constitui também um hiperônimo a palavra
- Física
A figura mostra dois corpos 1 e 2 idênticos, em repouso, completamente imersos em recipientes com o mesmo líquido, próximos à superfície da Terra e da Lua, respectivamente. Se T1 e T2 são as tensões nos fios, P1 e P2 os pesos dos corpos e F1 e F2 as forças de empuxo que agem sobre esses corpos, então é correto afirmar que:
Constantes físicas
Aceleração da gravidade próximo à superfície da Terra: g=10 m/s2
Aceleração da gravidade próximo à superfície da Lua:g=1,6 m/s2
Densidade da água: d=1,0 g/cm3
Velocidade da luz no vácuo: c=3.108 m/s
Constante da lei de Coulomb: K0=9,0.109 N.m2/C2
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIC) Uma das aplicações importantes da lei de Stevin é a obtenção da pressão em um ponto de um líquido em equilíbrio cuja superfície esteja exposta à pressão atmosférica. Com base nos conhecimentos sobre Hidrostática, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Qualquer variação de pressão provocada em um ponto de um líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
( ) Um corpo mergulhado em um fluido em equilíbrio recebe um empuxo vertical, de baixo para cima, cuja intensidade é igual ao peso do corpo.
( ) Quando um bloco feito de um metal cuja densidade é 5,44 g/cm³ flutua em mercúrio de densidade 13,6 g/cm³, fica com 60% de seu volume emerso.
( ) Segundo o paradoxo hidrostático, a uma mesma profundidade, a pressão é constante em todas as partes do recipiente, a depender da forma que ele tem.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST 2019 1° FASE) Dois corpos de massas iguais são soltos, ao mesmo tempo, a partir do repouso, da altura h1 e percorrem os diferentes trajetos (A) e (B), mostrados na figura, onde x1 > x2 e h1 > h2.
Considere as seguintes afirmações:
I. As energias cinéticas finais dos corpos em (A) e em (B) são diferentes.
II. As energias mecânicas dos corpos, logo antes de começarem a subir a rampa, são iguais.
III. O tempo para completar o percurso independe da trajetória.
IV. O corpo em (B) chega primeiro ao final da trajetória.
V. O trabalho realizado pela força peso é o mesmo nos dois casos.
É correto somente o que se afirma em
Note e adote:
- Desconsidere forças dissipativas.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
A luz natural é uma luz não polarizada que vibra em todas as direções. No entanto, sempre que um raio de luz emitido pelo Sol encontra uma estrada molhada, a luz é parcialmente refletida pela água e orientada em uma direção. Em outras palavras, ela é polarizada. [...] As lentes polarizadas evitam reflexos de luz e imagens espelhadas. Como resultado, elas protegem os usuários do cansaço dos olhos, pois eles não precisam mais se ajustar às mudanças constantes nas condições de luz.
A eficácia das lentes com filtro de polarização só é totalmente garantida – impedindo que os raios polarizados oriundos das poças atinjam a visão do condutor – se a direção da polarização da luz refletida pela estrada molhada e a direção do eixo de polarização da luz após atravessar o filtro forem: