(UNIT)
I. 2Mg(s) + O2(g) → 2MgO(s) ΔH1° = −1204,0kJ
II. Si(s) + O2(g) → SiO2(s) ΔH2° = −911,0kJ
O silício pode ser obtido fazendo-se reagir dióxido de silício, SiO2(s), e magnésio, Mg (s), sob aquecimento.
Considerando-se essas informações e as equações termoquímicas I e II, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UECE) Movimento implantado em Pernambuco de 1824, que teve adesão das províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, tendo como um dos seus objetivos estabelecer uma República com princípios federalistas e que teve a participação de homens livres e escravos, foi a:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Ao analisarem a cultura e a ideologia, vários autores procuram demonstrar que esses dois conceitos não podem ser utilizados separadamente, pois há uma profunda relação entre eles, sobretudo no que diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas. O pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937) analisa essa questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de hegemonia. “Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia, que são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo, cria-se uma “cultura dominante ativa”, que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar que a visão de mundo daquele que domina é a única possível. A ideologia não é o lugar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, baseada nos elementos culturais de cada povo. Mas, Gramsci aponta também a possibilidade de haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora, na defesa de seus interesses. Contrapondo-se à inculcação dos ideais burgueses por meio da escola, dos meios de comunicação de massa, etc. eles combatem nessas mesmas frentes, defendendo outra forma de pensar, agir, e sentir na sociedade em que vivem.”.
(TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013)
Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.
- Física
Uma partícula de massa e velocidade horizontal Vi colide elasticamente com uma barra vertical de massa M que pode girar livremente, no plano da página, em torno de seu ponto de suspensão. A figura (i) abaixo representa a situação antes da colisão. Após a colisão, o centro de massa da barra sobe uma altura h e a partícula retorna com velocidade Vf de módulo igual a Vi/2 conforme representa a figura (ii) abaixo.
Considerando g o módulo da aceleração da gravidade, a altura h atingida pela barra é igual a:
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UEFS) Considerem-se dois meios transparentes, A e B, de índices de refração nA e nB, respectivamente, e um feixe de luz dirigindo-se de A para B.
Com base nos conhecimentos sobre Óptica, é correto afirmar:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(IFSP) Uma garota ganhou de seu namorado um buquê de rosas e sem querer tocou em um “espinho” de uma das flores. Imediatamente, de forma automática, ela recolheu o braço. A respeito dessa reação, pode-se afirmar que