A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Os cuidados com o corpo vão se tornando uma exigência na modernidade e implicam a convergência de uma série de elementos: as tecnologias, para tanto, vão se desenvolvendo de maneira acelerada; o mercado dos produtos e serviços voltados para o corpo vai se expandindo; a higiene que fundamentava esses cuidados vai sendo substituída pelos prazeres do “corpo”, implicação lógica do processo de secularização, no qual há a identificação da personalidade dos indivíduos com sua aparência. Por todas essas circunstâncias, o cuidado com o corpo transforma-se numa ditadura do corpo, um corpo que corresponda à expectativa desse tempo, um corpo que seja trabalhado arduamente e do qual os vestígios de naturalidade sejam eliminados.
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas:
Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001.
O fenômeno social identificado, em relação à presença do corpo na sociedade, indica que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Sou o coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumbá
Sou o boneco de Mestre Vitalino
Dançando uma ciranda em Itamaracá
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
Num frevo de Capiba
Ao som da Orquestra Armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral
Sou mamulengo de São Bento do Una
Vindo no baque solto de maracatu
Eu sou um auto de Ariano Suassuna
No meio da Feira de Caruaru
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
Levando a flor da lira
Pra Nova Jerusalém
Sou Luiz Gonzaga
E sou do mangue também
Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte
LENINE; PINHEIRO, P.C. Leão do Norte. In: LENINE; SUZANO, M. Olho de peixe.
São Paulo: Velas, 1993 (fragmento).
O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina. Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(USF) A adição de determinados solutos em meio aquoso muda algumas das propriedades físicas do solvente. Considere três recipientes que contenham 1,0 L de soluções aquosas com concentração molar igual a 0,5 mol/L das seguintes substâncias:
I. Sacarose - C12H22O11
II. Cloreto de sódio - NaCl
III. Nitrato de cálcio - Ca(NO3)2
Ao medir algumas das propriedades físicas dessas soluções, foi observado que:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(IFSC) Dentre os movimentos que contestavam o imperialismo português no Brasil, podemos destacar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Apesar dos dois movimentos terem como base as ideologias do Iluminismo, também tiveram grandes diferenças entre si. Comparando esses dois movimentos, é CORRETO afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Texto base: A questão refere-se ao poema Som da linguagem, do poeta português Gastão Cruz (Gastão Santana Franco da Cruz, nascido em 1941 na cidade de Faro, em Portugal). Leia-o e observe-o com atenção. Som da Linguagem Por vezes reaprendo
o som inesquecível da linguagem
Há muito desligadas
formam frases instáveis as palavras
aos excessos do céu cede o silêncio
as constelações caem vitimadas
pelo eco da fala.
Gastão Cruz, in "Campânula". Fonte: http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200810130106 – 27/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
A metáfora ‘excessos do céu’, utilizada no sexto verso, de acordo com o silêncio cedido pelas palavras, permitindo o eco da fala, refere-se