(UEFS)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Leia o trecho retirado da obra de Eric Hobsbawm.
Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental .
HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 44-45.
Explique dois fatores que tornaram possível o pioneirismo inglês no processo de industrialização.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Papel color set nas cores vermelho, azul e amarelo
- Pano para limpeza
- Canetinha
- Xerox preto e branco
Disponível: https://prolucena.blogspot.com/2015/02/pintura-com-as-cores-primarias.html
OBS: Se o professor preferir, no final desta atividade tem o anexo do desenho que vai ser
trabalhado.
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre cor.
COR: é uma sensação provocada pela ação da luz sobre os nossos olhos. É um dos elementos mais importantes das artes plásticas e sua principal característica é a construção das formas pela cor. A cor apresenta uma infinidade de variedades. A cor não tem existência material.
- O professor vai ensinar para as crianças sobre a origem das cores.
- Cores Primárias: São vermelho, azul e amarelo. São consideradas as primeiras cores.
O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
https://www.todamateria.com.br/cores-primarias/
- Antes de iniciar a atividade sobre as cores primárias, o professor deverá passar um
vídeo sobre estas cores para melhor memorização das crianças.
Sugestões: Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU
https://www.youtube.com/watch?v=FpYcHdz14zY
- O professor deverá distribuir um desenho (xerox) para cada criança.
- Instruir as crianças a trabalhar somente com as 03 cores primárias.
- Pedir para as crianças colorir os espaços de acordo com o modelo entregue.
-Todas as formas redondas no desenho deverão ser coloridas de vermelho, os
triângulos de amarelo e os quadrados de azul.
- Depois que os desenhos estiverem todos coloridos, pedir as crianças para recortar e
colar em um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas
cores primárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de
moldura para esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos posteriormente.
ANEXO ATIVIDADE SOBRE CORES PRIMÁRIAS
Fonte:https://prolucena.blogspot.com/2015/02/pintura-com-as-cores-primarias.html
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia este texto para responder à questão
Enunciado:
Segundo o Guia definitivo para a viagem perfeita, a elaboração do roteiro deve ser feita
- Matemática | 10. Estatística
Ao iniciar as suas atividades, um ascensorista registra tanto o número de pessoas que entram quanto o número de pessoas que saem do elevador em cada um dos andares do edifício onde ele trabalha. O quadro apresenta os registros do ascensorista durante a primeira subida do térreo, de onde partem ele e mais três pessoas, ao quinto andar do edifício.
Com base no quadro, qual é a moda do número de pessoas no elevador durante a subida do térreo ao quinto andar?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Considere a fábula a seguir para responder.
Enunciado:
Escolha a frase que resume a moral do texto, estratégia comum ao final dos textos que compõem o gênero fábula.