(UESB)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Expliquei suficientemente na carta anterior como se faz a doutrina dos meninos: quase todos vêm duas vezes por dia à escola, sobretudo de manhã; pois de tarde todos se dão à caça ou à pesca para procurarem o sustento; se não trabalham não comem. Mas o principal cuidado que temos deles está em lhes declararmos os rudimentos da fé, sem descuidar o ensino das letras; (...) Mas, tememos que chegando eles à idade adulta voltem aos antigos costumes, ou por vontade dos pais ou com o tumulto da guerra, que dizem se prepara muitas vezes, e quando se quebra a paz entre eles e os cristãos" (Anchieta, 1556, p. 23-24). Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67638/70248. Acesso em: 20 jun. 2016
Enunciado:
- a) O trecho da carta descreve a rotina de um grupo que desempenhou um importante papel no processo de dominação e catequização dos nativos no Brasil. Cite o nome pelo qual esse grupo ficou conhecido.
- b) O Padre Anchieta relata que, na carta anterior, explicou como se faz “a doutrina dos meninos”. No contexto da colonização, o que significa fazer a doutrina dos meninos?
- c) De acordo com o trecho da carta, qual era a maior preocupação do Padre Anchieta?
- Física
O processo de expansão ou compressão de um gás em um curto intervalo de tempo pode representar um processo termodinâmico que se aproxima de um processo adiabático. Como exemplo, pode-se mencionar a expansão de gases de combustão em um cilindro de motor de automóvel em alta rotação.É correto afirmar que, em um processo adiabático no sistema,
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar.se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas.
Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.
DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré0socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré.socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT) Radionuclídeo, a exemplo do gálio, , meia-vida de três dias, são utilizados em Medicina Nuclear no tratamento de tumores linfáticos. No campo da medicina, muitos radionuclídeos possuem importantes aplicações no diagnóstico de doenças. Uma vez introduzidos no corpo, as emissões de radioisótopos podem ser detectadas por sensores apropriados, o que fornece valiosas informações sobre o funcionamento do organismo.
Tendo em vista as informações do texto e os conhecimentos sobre radioatividade, é correto afirmar:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa esta palabra retirada del Diccionario en línea de la Real Academia Española y responde.
Oso. (Del lat. ursus). 1. m. Mamífero carnívoro plantígrado, que llega a tener un metro de altura en la cruz y metro y medio desde la punta del hocico hasta la cola, de pelaje pardo, cabeza grande, ojos pequeños, extremidades fuertes y gruesas, con garras, y cola muy corta. Vive en los montes boscosos y se alimenta con preferencia de vegetales.
Sacado de http://buscon.rae.es/draeI/
¿A qué clase animal pertenece el oso?