(UESC)
Es posible inferir que el autor de la viñeta busca
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 11. Uma Visita ao Zoológico
Use the words in the word box to complete the story.
shoe - zoo - boo- hoo
www.education.com Accessed on April 10th, 2014
Billy is at the _________________.
The elephant takes his _________. He is crying __________________.
- Física | 3.5 Gases
Certa quantidade de oxigênio (considerado aqui como gás ideal) ocupa um volume vi a uma temperatura Ti e pressão pi . A seguir, toda essa quantidade é comprimida, por meio de um processo adiabático e quase estático, tendo reduzido o seu volume para vf = vi / 2. Indique o valor do trabalho realizado sobre esse gás.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Quando se compara a água do mar com a água destilada, pode-se afirmar que a primeira, em relação à segunda, tem menor __________, mas maior __________.
- Matemática | 10. Estatística
O quadro seguinte mostra o desempenho de um time de futebol no último campeonato. A coluna da esquerda mostra o número de gols marcados e a coluna da direita informa em quantos jogos o time marcou aquele número de gols.
Se X, Y e Z são, respectivamente, a média, a mediana e a moda desta distribuição, então
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Organize a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve ter duas folhas e meia de papel cartão. A primeira folha deve ser marcada da seguinte forma:
- Faça uma borda de dois centímetros;
- Dobre o restante ao meio, deixando o lado preto para dentro;
- Dobre mais uma vez, dividindo a folha (menos o espaço de 2 cm) em quatro partes iguais.
Essas partes serão dobradas e a folga de dois centímetros servirá para colar a borda, formando um cano retangular. A experiência funciona também com outros formatos, como triângulos e cilindros.
Precisamos agora colar um dos fundos de modo a ficar completamente escuro. Para isso cortaremos um quadrado maior que a medida da "tampa". Demos um modelo para corte e dobra dessa parte (3). Cole as bordas com cola ou fita isolante. É muito importante que essa caixa fique completamente escura. Para isso confira com os alunos olhando dentro dela em direção à luz. Em caso de algum pedacinho com luz, cubra por fora com a fita isolante.
A parte de dentro deve ser um pouco menor, pois irá ficar dentro dessa caixa maior e não terá a tampa escura. Então, fale para os alunos fazerem os mesmos procedimentos 1 e 2, só que antes, retirem um filete de aproximadamente 1,5cm do papel. No lugar da tampa deve ser colocado um quadrado de papel manteiga, da mesma forma em que a tampa foi posta no outro.
Assim, teremos duas caixas e uma entra na outra: a caixa escura fica por fora. Com cuidado os alunos devem fazer um pequeno furo na parte central da tampa da caixa escura, com o auxílio de uma lapiseira, por exemplo. Esse furo será ajustado nas próximas etapas, mas a princípio tem que ser pequeno.
Agora, vão a um lugar claro, como o pátio da escola. Eles devem olhar por dentro da caixa e ver o resultado.
A luz de fora vai entrar pelo orifício e projetar a cena externa no papel manteiga, só que invertido. Se a projeção ficar pequena, aumentem gradualmente o buraco.
É como um cinema da vida real. Deixe os alunos experimentarem bem. Observem os efeitos quando os orifícios são maiores ou menores. Esse é o princípio óptico utilizado nas primeiras câmeras fotográficas e também pelos artistas, desde a renascença para observar e retratar o mundo.
Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/lcn/_camaraescura86158.3.jpg?110708081428>. Acesso 01 nov. 2014.