(UNIT) Um estudante pretende construir um aparelho esterilizador de mamadeiras para ser utilizado exclusivamente em forno de micro-ondas, ao nível do mar. Em um recipiente adiabático, apropriado para micro-ondas, colocou 300,0 mL de água a 25°C, as mamadeiras e acessórios com as aberturas voltadas para baixo. O recipiente foi fechado hermeticamente e colocado dentro do forno, e, após 8,0 min de funcionamento, foi observado que toda água tinha sido vaporizada.
Nessas condições, sabendo-se que o calor específico e a densidade da água são, respectivamente, iguais a 1 cal/g°C e 1 g/cm³, o calor latente de vaporização da água, 540 cal/g e admitindo-se que 1 cal é igual a 4J, a potência média útil do forno de micro-ondas utilizado pelo estudante é igual, em W, a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia a música a seguir:
Alma não tem cor
Composição: André Abujamra
Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou preto?
Branquinho, neguinho
Branco, negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Percebam que a alma não tem uma só cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você conhece tudo
Você só não se conhece [2]
Branquinho,neguinho
Branco, negão
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
(http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1319634/)
a) Ao afirmar ao longo da canção que “alma não tem cor”, o eu lírico faz uma crítica. Que crítica é essa e que figura de linguagem é utilizada nesse trecho para reforçar seus argumentos?
b) Em uma estrofe da canção, o eu lírico dirige-se diretamente ao seu interlocutor. Que trecho é esse? Aponte elementos que possam justificar sua resposta.
c) Observe os fragmentos a seguir:
- “Percebam que a alma não tem cor”
- “Branquinho, neguinho ⁄ Branco, negão ⁄ Azul, amarelo ⁄ Verde, verdinho, marrom.”
Quantas orações existem nesses trechos da canção? Justifique sua resposta.
- História | 3.5 Nova
(FGV) Na primeira metade da década de 1980, começaram a surgir as propostas iniciais de política anti-inflacionária alternativa. Esses estudos constituíram o pano de fundo para o Plano Cruzado, lançado em 1986. Em 1994, o Plano Real enfim conseguiria domar a inflação. No intervalo desses dois planos, houve uma sucessão de outros (...).
VIDAL LUNA, F. e KLEIN, H. S., O Brasil desde 1980. São Paulo: A Girafa Editora, 2007, p. 75.
A respeito de um dos planos econômicos implementados no Brasil no período citado pelo texto acima, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 2.04 Formação do Plural e Acentuação
(PUC-MG) Déjense empatar
Acabo de escuchar en la radio una noticia conmovedora. Jugaban en Barcelona un partido de infantiles, los niños de los equipos del Barcelona contra los niños del Español; en uno de los lances del juego, un chiquillo azulgrana, Mamadou, de origen africano, 1agarró el balón, dribló a cuatro contrarios y marcó el primer gol de su equipo. Cuando quiso celebrarlo, notó que todos, los suyos y los contrarios, le reprochaban que hubiera anotado ese tanto mientras yacía lesionado un futbolista del Español. El entrenador halló la solución para remediar la injusticia, y la comunicó a gritos: "¡Déjense empatar!"
Los jóvenes futbolistas del Barcelona fueron conminados por su preparador a quedarse quietos en el campo, hasta que el Español consiguiera el empate; cuando éste se produjo, ya los dos conjuntos pudieron pelearse como es debido en una competición entre rivales eternos. El desempate, a favor del Barcelona, lo produjo el propio Mamadou, en una jugada que ha sido descrita como magistral por los que han dado la noticia.
Enfrentado a la injusticia, o a la descortesía, que es un grado más de la injusticia, el chico recibió su lección; e incitado a competir, hizo luego lo que tenía que hacer. Lavada su culpa, a la ducha, y a pensar en qué le sirve para el futuro lo que hizo en el partido.
De joven fui seleccionador de futbolistas infantiles, en mi pueblo, en la zona norte de Tenerife.
Entre los chicos había de todo, buenísimos muchachos y otros malos como la quina. Nunca tuve la oportunidad de presenciar escenas como esa de Barcelona, pero sí sé que pudieron darse, y que en nuestras manos estaba la preparación moral de esos chicos para comportarse de una manera u otra en caso de fracaso o en caso de victoria. Muy chico leí el poema de Rudyard Kipling que aconseja enfrentar con el mismo ánimo a los dos impostores, al de la derrota y al de su opuesto.
El fútbol es la vida misma; hay circunstancias en la vida en que es bueno dejarse empatar, permitir que el otro se ponga a tu altura, o que tú te pongas a la altura del otro; vencer a un lesionado, derrotar al débil, humillar al que tiene menos, hacer burla del fracasado... son tentaciones que salen al paso con la carcajada de la burletería, y hay que estar prevenido.Juan Cruz, en MIRA QUE TE LO TENGO DICHO, El País Internacional, http//:www.elpais.com 10 abril, 2007 (adaptado)
Todas las palabras siguientes forman el plural siguiendo la misma regla, EXCEPTO:
- Geografia | 5.2 Migração
A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem.
- Física | 2.6 Hidrostática
Considere um corpo sólido de volume V. Ao flutuar em água, o volume de sua parte submersa é igual a ; quando colocado em óleo, esse volume passa a valer .
Com base nessas informações, conclui-se que a razão entre a densidade do óleo e a da água corresponde a: