(UESB) Um calorímetro de capacidade calorífica 50,0 cal/°C contém 1,0 kg de água a 303K e 50,0g de gelo a 273K. Considerando-se o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g e o calor específico da água igual a 1,0 cal/g°C, a temperatura final de equilíbrio do sistema, em °C, é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) O Brasil (descrição física e política)
O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande, porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climatéricas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira. Sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. Há muitas diferenças entre as várias regiões geográficas do país, mas a mais importante é a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuária especializa-se na criação de gado. A população é toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas não nascidas no país são, sem exceção, estrangeiras. Tão privilegiada é hoje, enfim, a situação do país que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo o que já foi aprovado como industrializável e para o comércio tudo o que é vendável. É, enfim, o país do futuro, e este se aproxima a cada dia que passa.
FERNANDES, M. In: ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível.
São Paulo: Parábola, 2009 (adaptado).
Em relação ao propósito comunicativo anunciado no título do texto, esse gênero promove uma quebra de expectativa ao
- História | 3.2 Era Vargas
(FGV) “Em 1930, Getúlio Vargas já era um líder conhecido da política do Rio Grande do Sul e experimentara cargos a nível federal (...). Embora para os gaúchos fosse uma importante figura política, no conjunto do movimento ‘revolucionário’ de 1930 era apenas uma das lideranças. Assumiu a chefia do Governo Provisório apenas por ter sido o candidato derrotado da eleição que motivara o movimento. Ou seja, em inícios da década de 1930, Vargas era um dentre outros nomes que poderiam ascender na política nacional. Se seu prestígio cresceu ao longo dessa década, isso se deveu a um conjunto de fatores.”
(GOMES, Ângela de Castro. A última cartada. In: Nossa História, ago. 2004, p. 16)
Não constitui um fator que favoreceu o crescimento do prestígio político de Vargas ao longo das décadas de 1930 e 1940, a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão. Como a internet está matando a democracia “Fomos muito ingênuos”, adverte o pesquisador e jornalista inglês Jamie Bartlett. Para ele, nos primórdios da internet, “havia uma ampla visão de que o simples fato de tornar a informação mais disponível e permitir que todos pudessem criar e compartilhar informação transformaria o nosso ambiente em mais informado, politizado e racional.” Não foi o que aconteceu, e, segundo ele, a radicalização atual nem era tão difícil de prever. Para Bartlett, os grupos radicais chegaram antes à internet por estarem fora dos jornais [...] “Mas o mais importante é que todos nós nos tornamos mais radicais”, explica. “Pulamos de um assunto para outro e somos apresentados a mais e mais conteúdos apelativos e sensacionalistas para manter nosso vício nas redes.” Como resultado, somos expostos a argumentos emocionais radicais e acabamos xingando e vociferando nas redes sociais. [...] Em entrevista à Pública, Bartlett fala sobre a radicalização promovida pelo ambiente online, desinformação, campanhas digitais e outros perigos da rede para a democracia. Mas, mais do que constatar os problemas, o pesquisador propõe soluções para avançarmos junto com a tecnologia. Entre elas, um departamento governamental dedicado a fazer uma auditoria de algoritmos e uma base de dados pública, com registros instantâneos, de toda propaganda eleitoral publicada nas redes. [...] Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-a-internet-esta-matando-a-democracia/. Acesso em: 3 maio 2019. Adaptado.
Em relação à problemática da radicalização, Jamie Bartlett
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia um texto de Ruy Castro para responder a questão. Disponível em: <http: www.releituras.com/ruycastro_menu.as>. Acesso em: 2 out. 2013.
Enunciado:
Ainda sobre o trecho:
“A dúvida é se farão sentido ou se serão tão ocas e previsíveis quanto as dos jogadores de futebol entrevistados depois dos jogos.”
A conjunção ‘ou’ estabelece entre os períodos a relação de
- Física
Um sistema tridimensional de coordenadas ortogonais, graduadas em metros, encontra-se em um meio cuja constante eletrostática é
Nesse meio, há apenas três cargas positivas puntiformes Q1, Q2 e Q3,todas com carga igual a 1,44 .10–4 C.
Essas cargas estão fixas, respectivamente, nos pontos (0,b,c), (a,0,c) e (a,b,0). Os números a, b e c (c < a < b) são as raízes da equação x3 – 19x2 + 96x – 144 = 0.
O vetor campo elétrico resultante no ponto (a,b,c) é paralelo ao vetor: