(UEFS) Uma amostra de 1,0kg de chumbo é aquecida a 80°C e depositada em um calorímetro contendo 400,0g de água, inicialmente a 20°C. Considerando-se a capacidade calorífica do recipiente igual a 20 cal/°C e os calores específicos do chumbo e da água iguais, respectivamente, a 0,03 cal/g°C e 1,0 cal/g°C, conclui-se que a temperatura final de equilíbrio do sistema, em °C, é igual a
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.03 Conceitos Demográficos
Leia os dados sobre a população da Ucrânia.
• Habitantes: 1992 – 52 milhões / 2012 – 45 milhões.
• Taxa de fecundidade: 1,46 filho por mulher.
• 6,5 milhões de ucranianos moram fora do país, o que equivale a 14,4% da população total.
• Entre 2005 e 2010, o número de mortes superou o de nascimento em 5,7%.
Organização Internacional para a Migração – 2011<www.cartacapital.com.br/internacional/um-pais-pode-morrer-9136.html>.
Com base nesses dados, podemos afirmar que o país apresenta:
- Química
Nos seres humanos, o pH do plasma sanguíneo está entre 7,35 e 7,45, assegurado pelo tamponamento característico associado à presença das espécies bicarbonato/ácido carbônico de acordo com a reação:
H3O+ + HCO3- -> H2CO3 + H2O
Após atividade física intensa a contração muscular libera no organismo altas concentrações de ácido lático. Havendo adição de ácido lático ao equilíbrio químico descrito, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na circunferência da figura a seguir, O é o centro, mede 2x – 1º e mede 3x + 18º.
Marque a opção que apresenta o valor correto da incógnita x.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) O Brasil é sertanejo
Que tipo de música simboliza o Brasil? Eis uma questão discutida há muito tempo, que desperta opiniões extremadas. Há fundamentalistas que desejam impor ao público um tipo de som nascido das raízes socioculturais do país. O samba. Outros, igualmente nacionalistas, desprezam tudo aquilo que não tem estilo. Sonham com o império da MPB de Chico Buarque e Caetano Veloso. Um terceiro grupo, formado por gente mais jovem, escuta e cultiva apenas a música internacional, em todas as vertentes. E mais ou menos ignora o resto.
A realidade dos hábitos musicais do brasileiro agora está claro, nada tem a ver com esses estereótipos. O gênero que encanta mais da metade do país é o sertanejo, seguido de longe pela MPB e pelo pagode. Outros gêneros em ascensão, sobretudo entre as classes C, D e E, são o funk e o religioso, em especial o o gospel. Rock e música eletrônica são músicas de minoria.
É o que demonstra uma pesquisa pioneira feita entre agosto de 2012 e agosto de 2013 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisa Tribos musicais - o comportamento dos ouvintes de rádio sob uma nova ótica faz um retrato do ouvinte brasileiro e traz algumas novidades. Para quem pensava que a MPB e o samba ainda resistiam como baluartes da nacionalidade, uma má notícia: os dois gêneros foram superados em popularidade. O Brasil moderno não tem mais o perfil sonoro dos anos 1970, que muitos gostariam que se eternizasse. A cara musical do país agora é outra.
GIRON, L. A. Época, n. 805, out. 2013 (fragmento).O texto objetiva convencer o leitor de que a configuração da preferência musical dos brasileiros não é mais a mesma da dos anos 1970. A estratégia de argumentação para comprovar essa posição baseia-se no(a):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Texto base: 10470008
Texto para a questão. Fênix Ovídio nos fala da seguinte maneira sobre a Fênix: “A maior parte dos seres nasce de outros indivíduos, mas há uma certa espécie que se reproduz sozinha. Os assírios chamam-na de fênix. Não vive de frutos ou flores, mas de incenso e raízes odoríferas. Depois de ter vivido quinhentos anos, faz um ninho nos ramos de um carvalho ou no alto de uma palmeira. Nele ajunta cinamomo, nardo e mirra, exalando o último suspiro entre os aromas. Do corpo da ave surge uma jovem fênix, destinada a viver tanto quanto a sua antecessora. Depois de crescer e adquirir forças suficientes, ela tira da árvore o ninho (seu próprio berço e sepulcro de seu pai) e leva-o para a cidade de Heliópolis, no Egito, depositando-o no templo do Sol”. BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia.34 .ed.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. p. 295.
Enunciado:
A fênix é um ser mitológico sobretudo porque: