(UNINORTE)
Ânodo: Zn (s) + 2OH– (aq) → Zn (OH)2(aq) + 2e–
Cátodo: 2MnO2(s) + H2O (l) + 2e– → Mn2O3(s) + 2OH– (aq)
Apesar do desenvolvimento de tecnologias que revolucionaram as comunicações, como os televisores, computadores, telefones celulares e internet, muitas pessoas, pincipalmente em cidades no interior do Brasil, ainda utilizam os rádios de pilha – de preferência pilhas de maior duração, como as alcalinas – para receberem informações, ouvirem músicas e acompanharem partidas de futebol. Nesse tipo de pilha, o ânodo é feito de zinco metálico e o cátodo contém óxido de manganês(IV), MnO2(s), de acordo com o esquema representado pelas semi-equações químicas. A pasta entre os eletrodos da pilha contém KOH como eletrólito. As pilhas alcalinas fornecem energia com mais eficiência e têm uma vida média de cinco a oito vezes maior do que as pilhas comuns.
A análise das informações associada aos conhecimentos sobre eletroquímica permite afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNIME) Cada população humana traz consigo sua carga singular de doenças genéticas. Assim, pessoas de ascendência europeia têm maior frequência de fibrose cística, africanos e seus descendentes têm frequência aumentada de siclemia e muitas populações asiáticas têm incidência mais alta de uma anemia chamada talassemia. Esses distúrbios raros resultam de mutações em genes individuais e exibem padrões de herança simples.( EHRIN et al..., 2009, p. 121).
Considerando-se aspectos das causas contextualizadas nas doenças genéticas, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) São causadas por variantes de genes ou de cromossomos, embora a expressão de tais condições, muitas vezes, seja influenciada por fatores ambientais e pela constituição genética de outros locos do indivíduo.
( ) Cada distúrbio genético é causado por alelos em um ou mais locos gênicos, cuja frequência varia de muito rara até moderadamente comum (como os alelos para fibrose cística, que são bastante frequentes em algumas populações).
( ) A seleção natural tende a eliminar indivíduos que manifestam doenças genética e isso seria a explicação mais provável pelo qual há mais indivíduos com doenças dominantes do que recessivas.
( ) A alta frequência de alelos para siclemia e para várias outras hemoglobinas defeituosas, em alguns locais geográficos, sinalizou a probabilidade de que algum agente da seleção natural estivesse mantendo esses alelos nas populações.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No período colonial, não existia uma economia propriamente brasileira, o que existia era uma economia colonial a favor da metrópole europeia. Marque as alternativas corretas a respeito dessa afirmação.
a) ( ) Tudo o que o Brasil produzia era vendido somente para Portugal.
b) ( ) O Brasil produzia aquilo que era necessário para os portugueses, geralmente produtos ligados à lavoura e à criação de gado.
c) ( ) Os produtos brasileiros eram negociados na Europa pelos governantes e comerciantes portugueses.
d) ( ) A economia no período colonial era industrial, os portugueses permitiam a construção de fábricas no Brasil.
- Matemática | 3.4 Modular
A elaboração de um programa de computadores consiste em fornecer uma série de comandos ao computador para que o mesmo execute uma determinada tarefa. Tais comandos devem ser dados em uma linguagem apropriada, chamada linguagem de programação. É comum que um programador, antes de digitar o programa propriamente dito, crie um algoritmo, ou seja, uma espécie de rascunho que contém a sequência de operações que o futuro programa deverá executar.
Um programador escreveu em um papel o seguinte algoritmo:
Passo 1: Dados iniciais
x0: valor da entrada
Passo 2: Faça x0 -1.
Passo 3: Se | x0 -1| = 6, então FIM.
Passo 4: Se |x0 -1| ≠ 6, então VOLTE AO PASSO 2 UTILIZANDO |x0 -1| COMO DADO DE ENTRADA.
Após a implementação do programa, foram feitos vários testes. Em um desses testes, verificou-se que o passo 2 foi repetido uma única vez, antes do programa terminar. O número de valores reais possíveis para o dado de entrada x0, nessas condições, é igual a
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(IFPE) “A população ribeirinha da Zona da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco enfrentou nesta sexta-feira (21/07/2017) mais uma enchente que deixou ruas e casas alagadas, além de famílias desabrigadas e desalojadas. É a segunda cheia na região em menos de dois meses. De acordo com moradores de Escada e Ribeirão, na Mata Sul, os Rios Sapucagi, Ipojuca e Amaraji transbordaram com as chuvas dos últimos dias”.
Disponível em < http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2017/07/22/zona-da-mata-sul-de-pernambuco-mais-uma-vez-atingida-por-enchentes-296835.php > Acesso em 17 de out. 2017.
A leptospirose é uma enfermidade associada à bactéria da espécie Leptospira interrogans. Ratos contaminados com a bactéria liberam-na na água através de sua urina. A bactéria dissemina-se na água e consegue penetrar na pele humana exposta e submersa, principalmente se houver arranhões ou ferimentos, o que resulta na doença. O doente apresenta febre alta, calafrios, dores de cabeça, musculares e articulares. Sabe-se que vetor biológico é o transmissor de uma doença e o agente etiológico é o causador da mesma.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje: os seres vivos. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. 320p.
O primeiro texto nos remete ao problema das inundações decorrentes da poluição e do mau planejamento de barragens projetadas para abastecer cidades da Mata Sul de Pernambuco. Além do transtorno do desalojamento populacional, há risco de propagação de doenças como a leptospirose, a qual possui as características apresentadas no segundo texto. Desse modo, na leptospirose
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o trecho do conto “A igreja do Diabo”, de Machado de Assis (1839-1908), para responder à(s) questão(ões) a seguir:
Uma vez na terra, o Diabo não perdeu um minuto. Deu-se pressa em enfiar a 1cogula beneditina, como hábito de boa fama, e entrou a espalhar uma doutrina nova e extraordinária, com uma voz que reboava nas entranhas do século. Ele prometia aos seus discípulos e fiéis as delícias da terra, todas as glórias, os deleites mais íntimos. Confessava que era o Diabo; mas confessava-o para retificar a noção que os homens tinham dele e desmentir as histórias que a seu respeito contavam as velhas beatas.
– Sim, sou o Diabo, repetia ele; não o Diabo das noites sulfúreas, dos contos soníferos, terror das crianças, mas o Diabo verdadeiro e único, o próprio gênio da natureza, a que se deu aquele nome para arredá-lo do coração dos homens. Vede-me gentil e airoso. Sou o vosso verdadeiro pai. Vamos lá: tomai daquele nome, inventado para meu 2desdouro, fazei dele um troféu e um 3lábaro, e eu vos darei tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo...
Era assim que falava, a princípio, para excitar o entusiasmo, espertar os indiferentes, congregar, em suma, as multidões ao pé de si. E elas vieram; e logo que vieram, o Diabo passou a definir a doutrina. A doutrina era a que podia ser na boca de um espírito de negação. Isso quanto à substância, porque, acerca da forma, era umas vezes sutil, outras cínica e deslavada.
Clamava ele que as virtudes aceitas deviam ser substituídas por outras, que eram as naturais e legítimas. A soberba, a luxúria, a preguiça foram reabilitadas, e assim também a avareza, que declarou não ser mais do que a mãe da economia, com a diferença que a mãe era robusta, e a filha uma 4esgalgada. A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada: “Musa, canta a cólera de Aquiles, filho de Peleu”... [...] Pela sua parte o Diabo prometia substituir a vinha do Senhor, expressão metafórica, pela vinha do Diabo, locução direta e verdadeira, pois não faltaria nunca aos seus com o fruto das mais belas cepas do mundo. Quanto à inveja, pregou friamente que era a virtude principal, origem de prosperidades infinitas; virtude preciosa, que chegava a suprir todas as outras, e ao próprio talento.
As turbas corriam atrás dele entusiasmadas. O Diabo incutia-lhes, a grandes golpes de eloquência, toda a nova ordem de coisas, trocando a noção delas, fazendo amar as perversas e detestar as sãs.
Nada mais curioso, por exemplo, do que a definição que ele dava da fraude. Chamava-lhe o braço esquerdo do homem; o braço direito era a força; e concluía: Muitos homens são canhotos, eis tudo. Ora, ele não exigia que todos fossem canhotos; não era exclusivista. Que uns fossem canhotos, outros destros; aceitava a todos, menos os que não fossem nada. A demonstração, porém, mais rigorosa e profunda, foi a da 5venalidade. Um 6casuísta do tempo chegou a confessar que era um monumento de lógica. A venalidade, disse o Diabo, era o exercício de um direito superior a todos os direitos. Se tu podes vender a tua casa, o teu boi, o teu sapato, o teu chapéu, coisas que são tuas por uma razão jurídica e legal, mas que, em todo caso, estão fora de ti, como é que não podes vender a tua opinião, o teu voto, a tua palavra, a tua fé, coisas que são mais do que tuas, porque são a tua própria consciência, isto é, tu mesmo? Negá-lo é cair no absurdo e no contraditório. Pois não há mulheres que vendem os cabelos? não pode um homem vender uma parte do seu sangue para transfundi-lo a outro homem anêmico? e o sangue e os cabelos, partes físicas, terão um privilégio que se nega ao caráter, à porção moral do homem? Demonstrando assim o princípio, o Diabo não se demorou em expor as vantagens de ordem temporal ou pecuniária; depois, mostrou ainda que, à vista do preconceito social, conviria dissimular o exercício de um direito tão legítimo, o que era exercer ao mesmo tempo a venalidade e a hipocrisia, isto é, merecer duplicadamente.
(Contos: uma antologia, 1998.)
1cogula: espécie de túnica larga, sem mangas, usada por certos religiosos.
2desdouro: descrédito, desonra.
3lábaro: estandarte, bandeira.
4esgalgado: comprido e estreito.
5venalidade: condição ou qualidade do que pode ser vendido.
6casuísta: pessoa que pratica o casuísmo (argumento fundamentado em raciocínio enganador ou falso).
As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de repetição e ideia de negação são