(UESB) As pilhas e baterias produzem energia elétrica a partir de reações de oxirredução, a exemplo da pilha de zinco-cádmio, representada por Zn (s) | Zn2+(aq) || Cd2+(aq) | Cd(s), que produz uma ddp de 0,36V.
A análise dessas informações e da representação da pilha de Zn-Cd permite corretamente afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Leia as informações a seguir.
A América central é uma região localizada na trajetória dos furacões ou ciclones tropicais, que se formam, principalmente, durante o verão nos meses de junho e julho no hemisfério norte.
Piores furacões na América Central, Caribe, EUA e México.
O furacão Katrina, cuja passagem espalhou o medo em Nova Orleans, onde as autoridades ordenaram a evacuação obrigatória e imediata da cidade, tem a categoria dos potencialmente mais destrutivos.
Até o momento, o pior fenômeno do tipo registrado desde 1900 na América Central e no Caribe é o furacão Mitch, que matou mais de 10.000 pessoas em outubro de 1998. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2005/08/28/ult1809u5818.jhtm Acesso em: 10 mar. 2012
Explique como se forma um furacão.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UNESP) O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos.
Sobre essas assertivas, é correto dizer que
1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que não faz fotossíntese e não produz seu próprio alimento.
2. Por ser um fungo, não sintetiza proteínas e carboidratos, tendo baixo valor nutricional.
Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas:
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Um estudante leu em um site da internet que os povos antigos determinavam a duração das estações do ano observando a variação do tamanho da sombra de uma haste vertical projetada no solo. Isso ocorria porque, se registrarmos o tamanho da menor sombra ao longo de um dia (ao meio-dia solar), esse valor varia ao longo do ano, o que permitiu aos antigos usar esse instrumento rudimentar como um calendário solar primitivo. O estudante também leu que, ao longo de um ano (sempre ao meio-dia solar): (I) a sombra é máxima no solstício de inverno; e (II) a sombra é mínima no solstício de verão.
O estudante, que morava em Macapá (na Linha do Equador), ficou intrigado com essas afirmações e resolveu verificar se elas eram verdadeiras em diferentes regiões do mundo. Contactou seus amigos virtuais em Salvador (Região Tropical) e Porto Alegre (Região Temperada) e pediu que eles registrassem o tamanho da menor sombra de uma haste vertical padronizada, ao longo do dia, durante um ano. Os resultados encontrados estão mostrados esquematicamente no gráfico (SV: Solstício de Verão; SI: Solstício de Inverno; E: Equinócio):
Qual(is) cidade(s) indicada(s) no texto e no gráfico contradiz(em) a afirmação II?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Nos impérios antigos como o Egito o poder era centralizado. A realeza exercia domínio sobre o território e sobre seus súditos, estabelecendo assim uma rede de apoio que pudesse contribuir para a manutenção do seu poder.
Com base na imagem e no texto, explique o que é um governo teocrático e burocrático.
- Física
A uma altura de 20 m do solo, abandona-se uma pedra.
A gravidade local vale 10 m/s2. Com relação a esse movimento, adotando-se para cima o sentido positivo do movimento, o gráfico da função que associa a altura da pedra ao tempo de queda corresponde a um: