(UEFS) Numa população em equilíbrio gênico de 5000 indivíduos, a frequência do gene i, que determina o grupo sanguíneo O, é de 0,50, e a frequência do gene IA, que determina o grupo sanguíneo A, é de 0,3.
Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a frequência de indivíduos que apresentam o grupo sanguíneo B é de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Disponível em: http://www.faperj.br/?id=11.2.9 Acesso em: 23 jun. 2016.
Enunciado:
De acordo com os dados da pesquisa sobre os casamentos no Rio de Janeiro, no período colonial, afirma-se que os casamentos entre
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
De acordo com alguns estudos, uma inovação do português brasileiro é o R caipira, às vezes tão intenso que parece valer por dois ou três, como em porrrta ou carrrne.
Associar o R caipira apenas ao interior paulista é uma imprecisão geográfica e histórica, embora o R tenha sido uma das marcas do estilo matuto do ator Mazzaropi em 32 filmes. Seguindo as rotas dos bandeirantes paulistas em busca de ouro, os linguistas encontraram o R supostamente típico de São Paulo em cidades de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, formando um modo de falar similar ao português do século XVIII.
Quem tiver paciência e ouvido apurado poderá encontrar também na região central do Brasil o S chiado, uma característica típica do falar carioca que veio com os portugueses em 1808 e era um sinal de prestígio por representar o falar da Corte.
A história da língua portuguesa no Brasil está revelando as características preservadas do português, como a troca do L pelo R, resultando em pranta em vez de planta. Camões registrou essa troca em Os Lusíadas — lá está um frautas no lugar de flautas —, e o cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa a deixou registrada em frases como “frechada do teu olhar”, do samba Tiro ao Álvaro.
FIORAVANTI, C. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 11 dez. 2017.
Com base na afirmação de que “associar o R caipira apenas ao interior paulista é uma imprecisão geográfica e histórica”, o texto propõe uma discussão sobre a(s)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“Em suas quase três décadas de existência, o Muro de Berlim foi o maior e mais ameaçador símbolo da Guerra Fria. Uma metáfora literalmente concreta de 43 quilômetros de extensão, controlada 24 horas por dia por soldados armados, 300 torres de observação, grades eletrificadas e cães treinados para matar qualquer aventureiro que tentasse pulá-lo. Para os alemães, porém, o Muro de Berlim tinha ainda significados pessoais. O muro separava famílias, partia propriedades, instigava o sonho de jovens (os que tentaram cruzá-lo) e personificava a repressão da ditadura da Alemanha Oriental.”
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/arquivo-cafe-historia-entre. Acesso em: abr. 2012.
Além da construção do Muro de Berlim, vários acontecimentos marcaram o período da Guerra Fria. Dentre eles,
- História
Lei de Anistia (1979)
“Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexos com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares.(...)
§ 2º- Excetuam-se dos benefícios da anistia os que foram condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.”BRASIL. Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979. Concede anistia e dá outras providências. Brasília, DF, 1979.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6683.htm>. Acesso em: 14 abr. 2015.
A Lei de Anistia foi promulgada pelo governo federal, em 1979, após uma campanha nacional que aglutinou diversos grupos sociais e instituições da sociedade civil organizada em torno da bandeira da Anistia “Ampla, Geral e Irrestrita”.
No entanto, a interpretação dos trechos da lei reproduzidos acima, em consonância com o entendimento do Judiciário, evidencia que a anistia foi restrita, entre outros motivos, porque:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Match the two halves of the sentences.
1. Carol will lose weight
2. If it rains on vacation
3. If I fail at school
4. If people recycle things
5. If the students talk so much during the class
( ) I won’t go to Disney on vacation.
( ) the teacher won’t explain the subject.
( ) if she eats less sweet food and more vegetables and fruits.
( ) the world will be a better place to live in.
( ) I won’t travel to the beach.