(UNIC) Uma população em equilíbrio gênico e genotípico, segundo Hardy-Weimberg, apresenta algumas caraterísticas que proporcionam essa condição, como ausência de mutação, de seleção natural e de migrações, entre outras.
Considerando-se essa população, em equilíbrio gênico e genotípico para a fenilcetonúria (incapacidade de metabolizar a fenilalanina), a estrutura genotípica p2 + 2pq + q2= 1, em que p (frequência do alelo dominante F) é igual a 0,6 e q (frequência do alelo recessivo f) igual a 0,4, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet: <www.paulettemirandacavernicola.blogdiario.com>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
El vocablo "descabelladas" en el comentario de la parte inferior direcha de la viñeta significa lo mismo que deshilvanadas.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Mostre para os alunos trabalhos do artista Andy Warhol, como os indicados a seguir. Sugira que os alunos escolham retratos de pessoas famosas ou queridas para fazerem sua obra em alto contraste. Explicaremos aqui os dois métodos: digital e analógico. Sugerimos que eles façam ambos os métodos; no entanto, de acordo com o seu contexto em sala de aula, pode-se optar por um dos dois métodos ou mesmo deixar que os próprios alunos façam a sua escolha.
1 – Método analógico:
- Faça um xerox em preto e branco do retrato escolhido, se possível ampliado em tamanho A4.
- Cubra com a caneta preta todos os pretos e tons de cinza da imagem, deixando apenas as partes totalmente brancas sem preencher.
2 – Método digital utilizando o GIMP:
- Abra a imagem utilizando o GIMP;
- Transforme a imagem em preto e branco, clicando em Image>Mode>Grayscale, conforme ilustração a seguir:
- Figura 7 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Aumente todo o contraste da imagem no menu Cores>Brilho e Contraste;
- Figura 8 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Figura 9 - Print de tela. Fonte: Autora.
Após a realização dos dois métodos, os alunos podem fazer cópias das imagens em preto e branco e colorir múltiplas variações como nas obras de Andy Warhol, montando painéis em série dos trabalhos.
Imagens sugeridas:
Figura 10 - WARHOL, Andy. Oito Elvis, 1963. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Eight_Elvises#/media/File:Eight_Elvises.jpg.>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 11 - WARHOL, Andy. Dez Lizes, 1963. Pintura e serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://c1.staticflickr.com/7/6120/6883146786_7cfc8589a1_b.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 12 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/61249?locale=pt>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 13 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <http://www.warrencampdesign.com/warren/images/photoEdits/warhol/marilyn-Multiple10_lg.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
- Biologia
(FUVEST) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos
- Literatura | 5.2 Modernismo
(PUC-RS) A única alternativa que apresenta duas obras de Mário de Andrade é
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
– Que horas serão?
Sete horas passadas.
Vou com atraso.
A que horas você entra?
“Faltando um quarto pras oito.”
No bonde, perguntam ao viajante, companheiro de viagem de Naziazeno, o que ele levava consigo.
O moço responde: “Leite. É o meu almoço”.
Naziazeno acha estranho e pensa: “Como é que um homem pode se contentar apenas com um vidro de leite ao meio dia?”
MACHADO, D. Os ratos. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
A ficção modernista explorou tipos humanos e suas condições sociais. No fragmento do romancista gaúcho, a resposta do viajante sobre “o que levava consigo” pode revelar